Sobre o que passou e o que está por vir

2017, que ano! Esse ano prometia e entregou tudo e mais um pouco! Já entrei o ano com a sensação de que seria um ano marcante na minha vida, já que estávamos pensando no casamento para a metade do ano, além do cumprimento de vários afazeres para que os nossos planos, meus e do maridón, de mudar para o Canadá em meados de 2018 se concretizassem. Seria um ano de muito trabalho, conquistas e expectativa.

E aí, logo no comecinho, veio a Alemanha atropelando tudo, com uma oferta de emprego para o marido em uma cidade com a qualidade de vida melhor do que a que estávamos ansiosos para experimentar em Vancouver! Logo vimos que seria uma experiência muito mais desafiadora (porque alemão, né gente?), mas tão irresistível quanto, e, quando vi, lá estava eu dizendo dois Sim! para os dois maiores e melhores acontecimentos do ano!

bckp22-05 1328
Nosso dia

Desse dia, 31 de Janeiro, até 1º de Maio, o dia que embarcamos, organizamos a nossa pequena festinha de casamento (mas ainda assim maior e muito mais bonita do que eu imaginava), conseguimos reunir todos os documentos e tirar o visto, e o melhor de tudo: conseguimos aproveitar a família e os amigos, que fariam muita falta nos meses seguintes.

E assim começou nossa história em Munique, com uma viagem de 2 dias, com escalas longas. No começo tudo é novidade e esse encantamento não deixava a gente se chatear com todo o tempo e esforço perdido no Google Translate para fazer qualquer coisa fora de casa.

bckp22-05 1105
Até logo, Brasil!

Finalmente comecei o curso de alemão, que me fez criar uma rotina aqui, praticamente toda voltada para aprender esse idioma terrível lindo! Tenho muito carinho por essa rotina que construí, de aulas, estudo e dedicação, mas também senti a diferença que é estudar com pessoas de culturas diferentes com turmas que trocam a cada mês, sem conseguir me aproximar muito bem de ninguém.

Com isso, aprendi que preciso respeitar meu tempo e minhas limitações ao fazer amizades. Nunca fui daquelas que pede conselhos e divide segredos nos primeiros contatos. Conheci muita gente maravilhosa, brasileiros e não brasileiros, e agora só o tempo para determinar quem está só de passagem e quem fica.

20180108_120955
Estudo de alemão na escola e em casa (socorro!)

2017 foi um ano que me surpreendi comigo em vários aspectos, principalmente com a coragem de mergulhar de cabeça e sem vergonha nesse novo idioma. Estou determinada desde o começo a dominá-lo algum dia, apesar do ditado que diz que a vida é curta para aprender alemão, haha.

De férias do curso, o ano terminou da melhor maneira possível, com um Natal praticamente em família, com o marido, minha mãe e amigos de décadas e o Ano Novo ainda com a visita da minha mãe e de outro amigo do Brasil. Não estarmos sozinhos nessa época de fim de ano, que normalmente passamos rodeados da família e amigos, foi muito valioso!

20180108_112352
Ceia de Natal com a mesa cheia (de comida e de gente)

Para esse ano que começa, espero mais uma vez passar por cima das minhas inseguranças e me surpreender com a minha coragem, pois me aguardam desafios ainda maiores e mais difíceis que os do ano passado: prova do certificado de alemão, início de níveis muito mais intensos no curso, a procura de emprego e, se tudo der certo, o trabalho aqui.

Bem-vindo, 2018!

4 Replies to “Sobre o que passou e o que está por vir”

  1. Tão feliz por vocês ❤
    Que 2018 seja ainda mais lindo e desafiador, porque vocês merecem e conseguem :*

    1. Ain, Fá, obrigada ❤ Maravilhoso 2018 pra você também! 😘

  2. Parabéns por todas as conquistas e a coragem de encarar novos desafios! Alemanha é um país incrivel, morei ai em 2010 e visitarei novamente em Agosto de 2018 para um casamento em Hamburgo. Desejo todo o sucesso e dedicação para conseguir aprender o alemão rs!

    1. Que legal, Vandrei, eu não sabia! Pode me dar umas dicas daqui então 😀 Obrigada, haja dedicação né! 😂 Tudo de bom pra você também!

Deixe uma resposta