A internet é incrível, mas em alguns momentos é tanta informação que a gente se sente um pouco perdido, né? Como, por exemplo, quando já compramos a passagem para conhecer um novo lugar, reservamos o hotel, aí parece que está tudo certo e vamos dar uma olhadinha no que podemos fazer nos dias que estivermos lá.
Avalanche de informação! Sem conhecer o destino e, muitas vezes, sem conhecer ninguém que já viajou para lá, ficamos inseguros e com medo de acreditar no que lemos na internet.
Apesar disso, no processo de organizar o roteiro das minhas viagens (ainda pretendo compartilhá-lo aqui mais para frente), percebi que alguns sites sempre aparecem! Fiz uma listinha a quem interessar:
1 – Aba “O que fazer” no TripAdvisor

Essa aba do TripAdvisor é o que me dá a visão geral do que a cidade oferece. Não gosto de ler os comentários quando busco por cidades muito grandes e/ou muito turísticas, porque elas têm muitas avaliações e isso acaba mais me confundindo do que me ajudando. Nesses casos, me limito somente a olhar as atrações da cidade como forma de iniciar meu planejamento.
Contudo, nos casos em que a cidade é menor ele é uma mão na roda, já que não se acha informação tão facilmente em outros sites! Aí sim as avaliações são muito relevantes e ajudam bastante.
2 – Site da Instituição de Turismo do destino

Quem melhor para dizer o que visitar no destino do que a própria instituição responsável pelo turismo do lugar? Nem sempre o site dessas instituições é tão organizado, mas alguma coisinha interessante você, provavelmente, vai encontrar.
O daqui de Munique, por exemplo, é impressionante! A seção de turismo pode ser acessada em sete idiomas e tem dicas de tudo que você pode imaginar! Dá uma olhadinha nele aqui.
3 – Guia de Destinos do Melhores Destinos

Conta com 147 destinos e navegar por ele é bem instintivo. Ele responde de forma prática àquelas dúvidas que todo mundo tem na hora de planejar a viagem: melhor época para ir, como ir do aerporto até a cidade, o melhor meio de transporte para utilizar, onde comer, etc.
Blogs de viagem
O recurso que mais uso, onde invisto a maior parte do meu tempo de planejamento! (Não foi à toa que criei um!) Normalmente, através deles já consigo ter uma boa ideia de que atrações combinar em um dia, além de que sempre acontece de descobrir lugares que não são declaradamente atrações turísticas, mas que também não dá para deixar de visitar.
Eu não sei nem dizer quantos blogs eu consulto enquanto faço a minha pesquisa, gosto de ter essa visão bem diversificada para depois decidir o que no destino tem a ver comigo e o que vai fazer minha viagem uma experiência agradável e divertida. Aqui vou citar três desses muitos blogs, que consulto mais frequentemente, porque têm muita informação boa:
4 – 360meridianos

Acredito que esse tenha sido um dos primeiros blogs de viagem que me encantou. Tem bastante informação de muitos países! Além dos posts mais gerais, como os roteiros de viagem, a originalidade com que eles escrevem sobre a cultura e as atrações dos destinos é inspiradora.
5 – Viaje na Viagem

Esse blog também é um dos que mais visito, porque os posts dele são completíssimos! Ele tem “Superposts” sobre alguns destinos que já têm quase toda a informação que você vai precisar para montar todo o seu roteiro: onde ir, horários, preços, onde comer, como se locomover, a história e curiosidades sobre as atrações.
6 – Destino Munique

Por morar em Munique e, consequentemente, passear por aqui e pelos arredores, consulto o Destino Munique com frequência e me ajuda muito! Ali eu sei que é garantia de encontrar postagens sobre as cidades da Europa, e principalmente da Bavária, para as quais é vantagem viajar a partir de Munique.
7 – Sites oficiais das atrações

Depois de passear pelos blogs de viagem, entro sempre no site oficial das atrações que pretendo visitar para anotar os horários de funcionamento e valores de entrada. Não é sempre os blogs estão atualizados, então é sempre bom confirmar.
8 – Google Maps

É no Google Maps que meu roteiro cria forma! Por ele já localizo em que ponto da cidade fica cada atração que pretendo visitar, assim descubro o que posso combinar com o quê e organizar meus dias. Depois de organizado, coloco cada ponto do Dia 1 e salvo o link, em seguida do Dia 2 e assim por diante.
9 – Quanto Custa Viajar

Muito útil na hora do planejamento, o Quanto Custa Viajar pede o destino que você pretende ir, a época, a cidade de partida e a quantidade de dias que você pretende ficar e te mostra quanto você vai gastar na sua viagem. Ele separa os gastos por passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e atrações.
Você pode escolher se prefere hotel ou hostel, selecionar seus interesses e se deseja incluir transporte, atrações e alimentação no seu orçamento. Realmente para quem mora no Brasil ele é excelente!
Como ele é feito para brasileiros vivendo no Brasil, a moeda é sempre o Real, ele não tem a opção de cálculo sem passagem aérea ou com voos saindo de outros países e nem cálculo sem a hospedagem. De qualquer forma, como ele mostra todos os valores separados por categorias, ainda utilizo bastante para ter uma ideia de quanto dinheiro preciso levar para atrações + alimentação.
10 – Numbeo

Outro site ótimo para pesquisar os preços é o Numbeo, cujo objetivo é mostrar e comparar o custo de vida em várias cidades do mundo. Para os viajantes é também muito interessante, já que é só selecionar a cidade e você pode ver uma média de valores de refeições, de produtos de supermercado e de transporte. E você pode escolher ver os valores em qualquer moeda.
Quem mais aí tem seus sites preferidos na hora de planejar os roteiros? Aceito dicas de sites e apps para melhorar meus planejamentos também! Deixem aí nos comentários se souberem de algum! 🙂
Deixe um comentário