10 ideias de sites para consultar ao planejar seu roteiro de viagem

A internet é incrível, mas em alguns momentos é tanta informação que a gente se sente um pouco perdido, né? Como, por exemplo, quando já compramos a passagem para conhecer um novo lugar, reservamos o hotel, aí parece que está tudo certo e vamos dar uma olhadinha no que podemos fazer nos dias que estivermos lá.

Avalanche de informação! Sem conhecer o destino e, muitas vezes, sem conhecer ninguém que já viajou para lá, ficamos inseguros e com medo de acreditar no que lemos na internet.

Apesar disso, no processo de organizar o roteiro das minhas viagens (ainda pretendo compartilhá-lo aqui mais para frente), percebi que alguns sites sempre aparecem! Fiz uma listinha a quem interessar:

1 – Aba “O que fazer” no TripAdvisor

TripAdvisor o que fazer
O que fazer em Budapeste pelo TripAdvisor

Essa aba do TripAdvisor é o que me dá a visão geral do que a cidade oferece. Não gosto de ler os comentários quando busco por cidades muito grandes e/ou muito turísticas, porque elas têm muitas avaliações e isso acaba mais me confundindo do que me ajudando. Nesses casos, me limito somente a olhar as atrações da cidade como forma de iniciar meu planejamento.

Contudo, nos casos em que a cidade é menor ele é uma mão na roda, já que não se acha informação tão facilmente em outros sites! Aí sim as avaliações são muito relevantes e ajudam bastante.

2 – Site da Instituição de Turismo do destino

Site oficial Munique
Site internacional de Munique – muita informação para o turista!

Quem melhor para dizer o que visitar no destino do que a própria instituição responsável pelo turismo do lugar? Nem sempre o site dessas instituições é tão organizado, mas alguma coisinha interessante você, provavelmente, vai encontrar.

O daqui de Munique, por exemplo, é impressionante! A seção de turismo pode ser acessada em sete idiomas e tem dicas de tudo que você pode imaginar! Dá uma olhadinha nele aqui.

3 – Guia de Destinos do Melhores Destinos

Guia Melhores Destinos
Guia de Budapeste do Melhores Destinos

Conta com 147 destinos e navegar por ele é bem instintivo. Ele responde de forma prática àquelas dúvidas que todo mundo tem na hora de planejar a viagem: melhor época para ir, como ir do aerporto até a cidade, o melhor meio de transporte para utilizar, onde comer, etc.

Blogs de viagem

O recurso que mais uso, onde invisto a maior parte do meu tempo de planejamento! (Não foi à toa que criei um!) Normalmente, através deles já consigo ter uma boa ideia de que atrações combinar em um dia, além de que sempre acontece de descobrir lugares que não são declaradamente atrações turísticas, mas que também não dá para deixar de visitar.

Eu não sei nem dizer quantos blogs eu consulto enquanto faço a minha pesquisa, gosto de ter essa visão bem diversificada para depois decidir o que no destino tem a ver comigo e o que vai fazer minha viagem uma experiência agradável e divertida. Aqui vou citar três desses muitos blogs, que consulto mais frequentemente, porque têm muita informação boa:

4 – 360meridianos

360meridianos
Página inicial do 360meridianos

Acredito que esse tenha sido um dos primeiros blogs de viagem que me encantou. Tem bastante informação de muitos países! Além dos posts mais gerais, como os roteiros de viagem, a originalidade com que eles escrevem sobre a cultura e as atrações dos destinos é inspiradora.

5 – Viaje na Viagem

Viaje na viagem
Página inicial do Viaje na Viagem

Esse blog também é um dos que mais visito, porque os posts dele são completíssimos! Ele tem “Superposts” sobre alguns destinos que já têm quase toda a informação que você vai precisar para montar todo o seu roteiro: onde ir, horários, preços, onde comer, como se locomover, a história e curiosidades sobre as atrações.

6 – Destino Munique

Destino Munique
Página inicial do Destino Munique

Por morar em Munique e, consequentemente, passear por aqui e pelos arredores, consulto o Destino Munique com frequência e me ajuda muito! Ali eu sei que é garantia de encontrar postagens sobre as cidades da Europa, e principalmente da Bavária, para as quais é vantagem viajar a partir de Munique.

7 – Sites oficiais das atrações

Parlamento húngaro site oficial visitar
Informações ao visitante no site do Parlamento Húngaro

Depois de passear pelos blogs de viagem, entro sempre no site oficial das atrações que pretendo visitar para anotar os horários de funcionamento e valores de entrada. Não é sempre os blogs estão atualizados, então é sempre bom confirmar.

8 – Google Maps

0e022-1koi6w6h5kqz96jnfavx8dq
Meu roteiro em Salzburg feito no Google Maps

É no Google Maps que meu roteiro cria forma! Por ele já localizo em que ponto da cidade fica cada atração que pretendo visitar, assim descubro o que posso combinar com o quê e organizar meus dias. Depois de organizado, coloco cada ponto do Dia 1 e salvo o link, em seguida do Dia 2 e assim por diante.

9 – Quanto Custa Viajar

Quanto custa viajar
Simulação de uma viagem à Budapeste

Muito útil na hora do planejamento, o Quanto Custa Viajar pede o destino que você pretende ir, a época, a cidade de partida e a quantidade de dias que você pretende ficar e te mostra quanto você vai gastar na sua viagem. Ele separa os gastos por passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e atrações.

Você pode escolher se prefere hotel ou hostel, selecionar seus interesses e se deseja incluir transporte, atrações e alimentação no seu orçamento. Realmente para quem mora no Brasil ele é excelente!

Como ele é feito para brasileiros vivendo no Brasil, a moeda é sempre o Real, ele não tem a opção de cálculo sem passagem aérea ou com voos saindo de outros países e nem cálculo sem a hospedagem. De qualquer forma, como ele mostra todos os valores separados por categorias, ainda utilizo bastante para ter uma ideia de quanto dinheiro preciso levar para atrações + alimentação.

10 – Numbeo

Numbeo
Lista de valores em Budapeste (em €)

Outro site ótimo para pesquisar os preços é o Numbeo, cujo objetivo é mostrar e comparar o custo de vida em várias cidades do mundo. Para os viajantes é também muito interessante, já que é só selecionar a cidade e você pode ver uma média de valores de refeições, de produtos de supermercado e de transporte. E você pode escolher ver os valores em qualquer moeda.

 

Quem mais aí tem seus sites preferidos na hora de planejar os roteiros? Aceito dicas de sites e apps para melhorar meus planejamentos também! Deixem aí nos comentários se souberem de algum! 🙂

3 Replies to “10 ideias de sites para consultar ao planejar seu roteiro de viagem”

  1. fala Nina! to conhecendo agora o teu blog, show de bola!
    Curti muito a ideia do “quantocustaviajar”, não conhecia ainda.
    Vou deixar 4 dicas pra ti:
    1) The Culture Trip (https://theculturetrip.com): a ideia geral é semelhante ao “o que fazer do TripAdvisor”, mas conteúdo é escrito por críticos locais, divididos em varias temas, normalmente em formato de lista. Vai no link “about us” do site pra entender melhor. É o primeiro site que eu olho pra montar as minhas trips, pois é menos “turisteiro” e mais “alterna” hehehe
    2) Google Calendar (calendar.google.com): Ideal para quem tem conta no google/gmail (ou seja, o mundo todo); se bem configurado, ele reconhece as confirmações de passagens, hotéis e eventos que recebemos por email e adiciona os eventos direto no calendário. Depois de tudo devidamente organizado, ele permite imprimir/salvar um pdf com todos os eventos do período que voce quiser, no caso, da trip. Tem muitas outras funções alem disso, vale checar.
    A terceira e quarta dica é mais para ti mesmo:
    3) faz um post no instagram avisando que tem post novo no blog. Não vai deixar a tua timeline mais feia, e tu acaba atingindo o povo que não tem mais saco de entrar no FB hehehe
    E continue escrevendo! É uma baita iniciativa e se tu tiver perseverança com certeza vai ser sucesso.
    Eu to criando um site de tecnologia, e umas das minhas seções será tecnologia auxiliando nas trips e etc (obvio que não sera com esse nome bosta). Como sou nerd e mochileiro, acho que sera bem legal. Sempre que eu pesquiso cases de sucesso nessa area, todos falam a mesma coisa: começa pequeno, não desiste, mantem a regularidade e procura se inovar. Um dia vai bombar 🙂
    4) abre a carteira e investe num dominio proprio, para tirar esse “WordPress”do endereço. Tem planos de domínio e hospedagem a partir de 2 dólares por mes, com registro do domínio gratis. O próprio WordPress tem ferramenta pra facilitar essa evolução.
    enfim, caso tu ja conheça essas coisas, melhor ainda… hehehe
    tudo de bom,
    bjs
    Raciel

    1. Obrigadão mesmo pelo comentário, Raciel! Fiquei muito feliz com o teu feedback. O Google Calendar é incrível realmente, eu uso já! Mas o Culture Trip não, vou olhar com certeza, adorei o conceito! Sobre os outros dois conselhos, obrigada! Vou segui-los 😊 Pegar um plano aqui do WordPress já tá no planejamento.
      E quando sair teu site sair me avise que me interessa bastante tbm!
      De novo: muito obrigada pelo feedback, tô bem no comecinho ainda, todo conselho ou crítica construtiva pra me ajudar a melhorar é bem vinda 😄
      Beijão!

  2. […] Já fiz um post sobre sites legais para utilizar ao planejar sua viagem, dá uma olhadinha aqui! […]

Deixe uma resposta