Como aumentar suas chances de alugar um apartamento em Munique

Quem já passou pelo processo de procurar um apartamento em Munique já sabe: é preciso ter muuuuita paciência! Além de ter o aluguel mais caro da Alemanha, a 17,28€/m²*, Munique é também uma das cidades onde é mais difícil e, muitas vezes, mais demorado de conseguir um lar, mesmo quando estamos dispostos a pagar o alto preço do aluguel. A alta concorrência e o fato de sermos estrangeiros e não falarmos alemão também não facilita as coisas.

Por isso, quando alguém diz que está à procura de um apartamento por aqui, é muito comum ouvir o conselho: “Aqui é o apartamento que escolhe você e não você o apartamento, então não faça muitas exigências!” ou frases motivacionais do tipo “Boa sorte! Demorei 6 meses para conseguir o meu!”.

O pior é que não estão totalmente errados, já que aqui você não consegue ir numa imobiliária, visitar vários apartamentos e depois decidir qual você quer, com a decisão final dependendo, praticamente, somente de você e dos seus requisitos. É natural que, para se sentir confortável na sua casa, alguma exigência você tenha: o tempo até o trabalho, quantidade de cômodos, ser mobiliado ou não. Mas de fato, se formos tão exigentes quanto é normal sermos no Brasil, o processo pode demorar muito mais.

O nosso processo levou pouco mais de um mês e os nossos requisitos eram apenas: ser um local em que o percurso até o trabalho demorasse no máximo 30 minutos e que a cozinha fosse separada do lugar que dormiríamos (ou seja, no mínimo 1,5 Zimmer – cômodo). Durante esse mês, aprendi algumas coisas que gostaria de dividir para que outros recém-chegados ou aqueles que pretendem mudar de apartamento aumentem as suas chances.

Por onde começar

ImmobilienScout24
Página inicial do ImmobilienScout24.

Você pode pagar por um agente imobiliário, que fala inglês, para encontrar um apartamento para você, mas nós preferimos arriscar sozinhos. Apesar de bem concorrido, a oferta de apartamentos também é grande, então o melhor a fazer é procurar pela internet. Eu utilizei esses dois sites: o ImmobilienScout24 e o WG Gesucht. Sei que também existe o Immowelt, mas simplesmente não conseguia administrar os três, então foquei nos dois primeiros.

É no ImmobilienScout24 que são inseridas mais ofertas, é uma loucura! A rotatividade é muito grande, mas também é o principal site utilizado por todos, então cada anúncio recebe inúmeras respostas! A concorrência para esses anúncios é gigantesca.

O WG Gesucht é mais usado para aluguéis de quartos em apartamentos compartilhados ou para aluguéis temporários (sublets). Há uma oferta ou outra de apartamentos inteiros, mas elas têm bem menos concorrência que no ImmobilienScout24, então vale a pena ficar de olho nele também. (Foi por ele, inclusive, que conseguimos o nosso!)

Certificado do SCHUFA

Depois de um tempo lendo os anúncios nos sites, você pode perceber que todos os anúncios pedem um tal de SCHUFA. Schufa é o nome da empresa que mantém os créditos das pessoas aqui na Alemanha (tipo o Serasa no Brasil). Então um certificado do Schufa prova que você não tem dívidas, que está com o nome limpo.

O nome do certificado quase sempre solicitado é SCHUFA-Bonitätauskunft, ele custa €29,95 e você pode solicitá-lo aqui.

Dedique-se a escrever uma boa mensagem para responder os anúncios

Infelizmente, somente uma mensagem demonstrando interesse não é suficiente aqui. O ideal é que você escreva um pequeno texto se apresentando, falando sobre as pessoas que morarão no apartamento e já falando sobre os documentos que eles poderão pedir. São muitos documentos e adiantar isso provavelmente deixará o dono do apartamento ou a imobiliária mais tranquilos e mais tendenciosos a te escolher.

Como fazer seu texto?

  • Cite quem e qual a idade das pessoas que vão morar no imóvel;
  • Desde quando estão em Munique e por quê vieram?
  • Qual a profissão de vocês e há quanto tempo fazem isso? (demonstra a estabilidade na profissão e passa mais segurança);
  • Escreva uma frase sobre seus planos futuros. Estão gostando da cidade? Do trabalho? Pretendem se estabilizar por aqui? (Os aluguéis aqui costumam durar muitos anos! Eles tendem a escolher pessoas que queiram ficar por muito tempo no apartamento, para evitar todo o processo de encontrar alguém de confiança novamente);
  • Diga que está interessado e cite que já possui vários dos documentos normalmente pedidos em caso de fechamento de contrato, como por exemplo o SCHUFA;
  • Pergunte sobre marcar uma visita para ver o apartamento.

Se você não fala nada de alemão e não conhece ninguém que fale, como foi o nosso caso, escreva o texto em inglês e traduza no Google Tradutor para o alemão. Dá medo, mas o texto do inglês para o alemão fica bem coerente; só não tente fazer no português para o alemão, porque, nesse caso, a tradução fica péssima!

Também traduzi do inglês para o alemão o seguinte: “Como ainda não falamos alemão, eu utilizei o Google para traduzir esse texto. Caso algo não tenha ficado claro, deixo a versão em inglês abaixo, se você preferir.”

Como conseguir respostas dos locadores

Baixe o aplicativo de celular do ImmobilienScout24, ajuste os filtros (m², quantidade de cômodos, localização, etc) e toda vez que aparecer uma oportunidade nova você receberá uma notificação. Envie o texto que você já tem pronto o mais rápido possível! Como eles recebem muitos contatos, eles enviam resposta somente para as primeiras pessoas que enviaram mensagem.

Lembre-se de checar o WG Gesucht a cada 2 ou 3 dias e enviar uma mensagem para algum anúncio que apareceu e te interessa.

Sobre a resposta do locador

 

Antes de qualquer coisa, preciso avisá-los de algo que é bem comum aqui: tentativa de golpes! Recebi vários durante o tempo que estávamos buscando apartamento e eles contam basicamente sempre a mesma história: a pessoa tem um apartamento aqui, mas mora em outro país, então as chaves estão com um amigo dessa pessoa e que podemos fazer a visita com esse amigo. Mas para isso, precisamos fazer um depósito antes da visita. É golpe! NUNCA FAÇA DEPÓSITOS ANTES DE ASSINAR O CONTRATO! Lembrando que os anúncios de apartamentos desses golpistas são idênticos aos reais, a única maneira de saber é porque eles vão tentar fazer você pagar alguma quantia antes da visita ou da assinatura de um contrato!

 

A resposta de um locador sério será tentando agendar uma visita no apartamento. Normalmente eles já citam a data e horário, mas alguns pedem para que você ligue para agendar e outros dão opções de dias e horários. Durante esse período, cheque frequentemente a caixa de entrada do seu e-mail e responda o mais brevemente possível. Além disso, mesmo que a pessoa tenha enviado o dia e horário, sempre responda confirmando sua visita.

Prepare-se para a visita

Documentos-alugar-apartamento-Munique
Munidos para as visitas!

As visitas podem ser individuais ou coletivas. Fui em coletivas em que havia mais uns 10 interessados vendo o apartamento e puxando o saco do locador na mesma hora que eu. Foi durante essas visitas que eu percebi que precisaríamos mudar o nosso método, senão o locador jamais nos escolheria. Não no lugar de alemães que conseguem se vender comunicando-se facilmente, porque falam o idioma nativo do dono do apartamento. A comunicação precisa ser fácil entre o inquilino e o locador.

Somente quando me coloquei no lugar do proprietário pude refletir sobre o que fazer para que nos escolher fosse mais vantajoso do que escolher outra pessoa. Peguei de alguns anúncios os documentos que eles mais pedem na etapa final para os últimos candidatos ou depois que fecham o contrato (parece processo de emprego, né!) . Então reuni tudo o que tínhamos que nos ajudaria a mostrar como éramos selecionáveis.

A lista acabou sendo um mix do que eles pediam para a última etapa e documentos que eu achei que seriam bons para nos colocar em posição, pelo menos, igual a dos alemães:

  • Cópia dos passaportes;
  • Cópia do contrato de trabalho;
  • Cópia das últimas 3 folhas de pagamento;
  • Cópia do SCHUFA-Bonitätsauskunft;
  • Carta do RH da empresa afirmando que o colaborador está mesmo trabalhando lá e é confiável e responsável;
  • Saldo das nossas contas bancárias aqui e do Brasil.

Esse último tópico eu acrescentei, porque estávamos a apenas 1 mês em Munique, então ainda não tínhamos três folhas de pagamento, somente uma. O mesmo motivo cabe à Carta do RH da empresa, que foi ideia da própria empresa, inclusive. <3

Juntei todos esses documentos, fiz cópias e separei tudo em pastinhas. Assim, quando íamos nas visitas, olhávamos o apartamento, tirávamos as nossas dúvidas e, no fim, entregávamos a pastinha falando que havíamos gostado do apartamento e que já tínhamos algumas cópias de documentos caso eles quisessem dar uma olhada.

Logo depois que começamos a fazer dessa forma, conseguimos um apartamento. Pode ter sido sorte, mas prefiro acreditar que foi sorte combinada à nossa persistência e vontade de fazer direitinho e mostrar como também éramos dignos de sermos locatários.

aluguel-apartamento-Munique
Lar doce lar.

Como eu já disse, é sim, bem diferente e muito mais difícil conseguir um apartamento aqui do que no Brasil. Concorrência, preço e idioma podem fazer o processo durar bastante tempo e ser bem estressante. Acho que a chave é pensar no que você pode fazer, mostrar ou como você pode negociar para que você se torne um candidato vantajoso para aquele apartamento. Espero ter ajudado! 🙂

6 Replies to “Como aumentar suas chances de alugar um apartamento em Munique”

  1. Nossa, que barra , hein? Aqui também não é mil maravilhas, mas no fim das contas leva o ape quem aparecer primeiro. Foi assim que conseguimos o nosso, fechamos na hora que vimos. Mas o problema aqui é que vai tudo muito rápido, então anúncios às vezes de 5 dias já estão velhos por que os lugares já foram alugados, e não adianta procurar muito antes da data em que vc quer se mudar, tem que ser bem em cima da hora. Estamos há um ano no ape e não pretendo mudar tão cedo haha

    1. Pois é, aí em Los Angeles deve ser difícil demais também!
      É bem isso, é tanto esforço que o jeito é fazer o apêzinho bem do nosso jeito e se acomodar aqui o máximo que der haha 🙂

  2. […] de falar sobre como aumentar as chances de conseguir um apartamento para alugar aqui em Munique, é hora de pontuar as coisas que um apartamento na Alemanha tem de diferente de um apartamento no […]

  3. […] compartilhei a minha experiência e dividi algumas dicas resultantes do que aprendi no meu processo aqui nesse post, para que o seu seja tão rápido quanto e mais […]

  4. Já fazia tudo o que comentou no texto MENOS ter um “kit” – na semana em que começamos a usar, o PRIMEIRO IMÓVEL que entregamos conseguimos! Ficamos cerca de oito meses procurando um imóvel novo aqui em Munique..não é nada fácil! Já estava sem esperanças pra esse ano! Muito obrigada mesmo pelas dicas! Foi fundamental!
    Eu e meu marido morávamos num apartamento de 20 m2 longe e com uma locatária péssima! Vamos sair daqui e ir para um apartamento de 50 m2, mais barato e ao lado da estação! Estamos muito felizes mesmo!
    Beijão!

    1. Oi, Ana Luisa! Poxa, que feedback legal! Que bom que o blog ajudou voces, desejo tudo de bom no novo apartamento 🙂 Beijos!

Deixe uma resposta