Minha experiência estudando alemão

Apesar de vir de uma família de descendência alemã, com vários parentes que falam alemão e, inclusive eu, desde sempre, chamar meus avós de Oma e Opa e uma tia de Tante, eu sabia pouquíssimas palavras do idioma antes de pisar na Alemanha. Como eu contei nesse post aqui, a intenção não era mudar para a Alemanha, então não tive tempo de me preparar antes e estudar no Brasil. E por isso comecei a fazer aulas e estudar somente depois de chegar.

O ditado popular diz que “a vida é curta para aprender alemão”, e ao ouvir a pronúncia das palavras eu pensava em quantas dificuldades eu teria para conseguir aprender. Então o meu objetivo era chegar e fazer cursos intensivos, com aulas todos os dias, para que eu pudesse começar a falar e entender o básico o quanto antes, me ocupar sem trabalhar e também com a intenção de poder conseguir um emprego mais facilmente num futuro não tão distante.

A escolha da escola

Entre as escolas que oferecem cursos de alemão aqui em Munique já tinha ouvido falar do Goethe Institut, como a melhor de todas. Como eu fazia ideia dos valores lá, acima de €1.000 por mês, essa opção já estava descartada. Então algumas pessoas me indicaram a Volkshochschule, ou VHS, como uma das escolas com os valores mais em conta, com cursos bons. Por ser uma das escolas mais procuradas, consegui curso vago somente para um mês e meio depois da minha chegada na cidade.

Existem também outras escolas com os valores e carga horário parecidos, como a Deutschakademie. E outras, com valores entra a VHS e Goethe Institut, são a did deutsch-institut e a inlingua, por exemplo. O que já ouvi falar sobre essas outras é que o ritmo é um pouco mais acelerado do que na VHS, alguns acham isso bom, outros ruim, vai depender do seu ritmo de aprendizado, da sua facilidade em aprender idiomas e do quanto de alemão você já sabe.

Os professores

Como no colégio, a qualidade das aulas vai depender bastante do professor. Até agora, estudando na VHS por 11 meses e tendo feito 7 cursos intensivos, do A1.1 ao B1/B2 (curso intermediário entre B1.2 e B2.1), tive só uma professora que achei péssima e não indicaria a ninguém. É preciso analisar as suas técnicas de aprendizado e o modo como os professores passam o conteúdo e conduzem as aulas para ver que tipo de educador é melhor para você. Alguns professores acabam focando bastante na parte gramatical e deixam pouco tempo para os alunos falarem, outros focam na conversação, outros são bem rígidos com a pronúncia. Mas poucos são aqueles que conseguem organizar as aulas de uma maneira que tudo fique bem balanceado, por isso é bom você já saber o que você precisa trabalhar mais e analisar o seu professor.

Colegas de classe

A turma também vai ditar bastante o ritmo das aulas, por isso é bom se dedicar em aprender, fazer as tarefas e se esforçar, para não atrasar o decorrer das aulas e o seu próprio aprendizado.

Também sabemos que o Brasil é grande e tem brasileiros em tudo quanto é canto do mundo, então em algum momento terá pelo menos um brasileiro na sua classe (mas já se prepare para encontrar até mais). É inevitável conversar em português com eles, fazer amizade com alguém que fala o mesmo idioma que você e vem da mesma cultura, mas o ideal é alimentar curiosidade pela cultura e pelas pessoas de outros países também e tentar puxar conversa com todos, e assim já ir treinando o alemão. Eu falei aqui nesse post de técnicas que eu uso para ajudar no meu processo de aprendizado do idioma, sobre o grupo de conversação com as minhas colegas latinas (brasileiras, mexicana e colombiana) onde pudemos praticar um pouco o alemão mesmo conseguindo nos entender nos nossos próprios idiomas.

Sobre alemão ser o seu primeiro idioma, além da língua materna

Já ouvi muito que saber inglês ajuda no aprendizado do alemão. Na minha opinião, existem vantagens em saber e vantagens em não saber. Quando você já sabe você consegue relacionar a lógica da gramática e a similaridade das palavras com mais de um idioma, você acaba entendendo o conceito mais rápido por isso, e também porque quando a sentido da palavra é muito difícil de entender os professores acabam falando a tradução em inglês. Mas se você só sabe falar português, não se desespere! É possível sim fazer as aulas mesmo assim. Os professores, mesmo nos níveis iniciais, tentam falar somente o alemão, mesmo ninguém sabendo nada ainda. Para explicar o conteúdo eles utilizam muito mímicas, desenhos e sinônimos, que às vezes acabam sendo parecidos com alguma palavra no português devido à origem do latim. É muito doido esse começo, quando você passa horas do seu dia ouvindo alemão e entendendo o que a pessoa quer comunicar e, muitas vezes, conseguindo conversar com os colegas em alemão, mesmo com um vocabulário com pouquíssimas palavras.

Sobre as similaridades entre o português e o alemão

Tirando uma coisinha ou outra, eu percebo que quem fala português normalmente tem mais facilidade com a pronúncia do alemão do que outros idiomas, como falantes nativos de inglês ou idiomas asiáticos, por exemplo. O alfabeto tem sons bem parecidos e, como eu disse acima, tem muitas palavras parecidas ou até iguais, já que os dois idiomas contém muitas palavras derivadas do latim e do grego.

Claro que ainda assim, a pronúncia do alemão é um pouco difícil e às vezes dá uma travada para falar, mas só a prática vai fazer com que nossa memória muscular grave como reproduzir os sons corretamente e aprenda de vez.

Sobre estudar um idioma intensamente durante um ano

Depois de quase um ano imersa no idioma no dia-a-dia e de cursos intensivos com 3 horas de aulas diariamente de segunda a sexta, às vezes eu sinto que há alguns níveis eu conseguia me comunicar melhor e que aprender muito vocabulário tão rápido mais me confundia do que era bom para o meu aprendizado. Eu sentia que já estava deixando muita coisa para trás, não conseguindo absorver no alemão que eu utilizava na minha rotina e por isso acabava por esquecer.

E é por isso que, para mim, uma das coisas mais importantes a se fazer é se analisar, reconhecer o problema que está atrapalhando seu aprendizado e ver o que pode ser melhor para resolvê-lo. Eu percebi que precisava conversar mais, para melhorar minha espontaneidade ao falar, porque eu demoro muito tempo para formar as frases, pensando se a gramática vai sair correta.

Cada um tem seu estilo de aprendizagem, que vai muito de acordo com a sua própria personalidade. É importante começar consciente de que aprender um novo idioma vai te trazer desafios, vai ser muito difícil e você vai ter que se colocar em situações desconfortáveis inúmeras vezes até falar bem e com segurança. Paciência, uma hora a gente chega lá!

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

17 respostas para “Minha experiência estudando alemão”.

  1. Avatar de Roseli Maria Klein
    Roseli Maria Klein

    Lindo e gostoso de ler, como sempre. Fascinante, eu diria.

    Curtir

  2. Oi Carolina,
    Cara, teu texto me deu muita ajuda, estive em Fürstenfeldbruck, arredores de Munique, mês passado, e minha madrinha que vive aí, me convidou para ficar estudando e voltei pro Brasil sem parar de pensar nisso. Ela estudou em uma VHS a 20 anos atrás e me recomendou, pois bem.
    Minha pergunta pra ti é, se os cursos são de em média 2 a 3 meses como eu consigo um visto com eles? Claro se vc souber responder.

    Desde já muito obrigado!

    Curtir

    1. Oi Helton! Fico muito feliz por ter ajudado e que tenha te inspirado a voltar e estudar alemao. Entao, meu visto é outro, mas sei alguma coisinha sobre visto de estudante de idiomas. O curso pra retirar o visto precisa ser intensivo (tem um requisito mínimo de horas, que só o intensivo atende), isso significa que voce precisaria se inscrever nos cursos de duracao de 5 semanas, ou seja, completaria um nível nesse período. Voce pode se informar melhor aqui nesse pdf do Consulado da Alemanha no Brasil: https://brasil.diplo.de/blob/1051462/9d9d98632ff3cce95c0ca254f81a667f/merkblatt-sprachkursvisum-pt-data.pdf. 🙂
      Ich wünsche dir viel Glück!

      Curtir

  3. […] interessado em aprender, certo? Eu já falei um pouco sobre a minha experiência estudando alemão aqui nesse post, onde citei também sobre algumas escolas. Aprender um novo idioma é difícil e bem […]

    Curtir

  4. Oi Carol! Encontrei seu blog pesquisando sobre os cursos da VHS. Fiz intercâmbio de 1 ano em Neuenhaus, na fronteira com a Holanda, e cheguei na fluência do alemão na época (2011). Apesar de eu tentar manter meu alemão aqui no Brasil, ele já se perdeu, infelizmente. Sempre quis fazer um curso intensivo, talvez de 1 a 3 meses na Alemanha, mas nunca tive a oportunidade (tempo + dinheiro). Agora que estou conseguindo me planejar melhor, penso em passar uma temporada curta dessa em Berlim, por causa da minha área de trabalho (sou UX Designer e a empresa dos meus sonhos é em Berlim hehe).

    Vi o comentário do Helton ali em cima e sua resposta, com o PDF do Consulado. Mas fiquei com uma dúvida: no arquivo, eles falam que, dentre os documentos necessários para solicitar a autorização de residência obrigatória, está uma “carta confirmando a inscrição em um curso intensivo de alemão em uma escola de idiomas na Alemanha”. Como aplicar para o visto se as inscrições das VHS são apenas presenciais? Além disso, os custos parecem altíssimos, como ter mais de 8.000 euros em conta bloqueada na Alemanha

    Eu não tenho como tirar cidadania europeia, então a única maneira de conseguir fazer cursos fora são com vistos e documentação certinha.

    Você sabe se tem como eu conseguir um curso da VHS de forma mais fácil? Ou alguma outra escola que tenha um custo benefício parecido, e que eu possa me inscrever online?

    Muito obrigada pelo post!! Foi de muita ajuda! Adorei seu blog 🙂

    Curtir

    1. Oi Victoria, fico muito feliz que você tenha gostado do blog e que ele já tenha te ajudado!

      Quanto à sua pergunta sobre a confirmação de matrícula: é que você só aplica para o visto de estudante aqui na Alemanha (tem essa info na primeira caixinha lá em cima no documento). O estudante deve entrar na Alemanha como turista e em até 3 meses depois da chegada, levar todos os documentos requisitados ao Ausländerbehörde (Departamento de Estrangeiros) para requisitar o visto de estudante. Aí dá pra você conseguir todos os documentos daqui, a matrícula, o comprovante de residência, etc.

      Quanto ao valor de 8.000 EUR em conta bloqueada: o documento deu um exemplo de comprovante de financiamento, no caso para alguém que vai permanecer um ano na Alemanha. É um montão de reais pra economizar pra juntar os 8.640 euros exigidos (quase 37.600 reais 😥), mas na verdade isso é o mínimo do mínimo necessário pra viver aqui, infelizmente. Eles precisam garantir que você não vai ter que trabalhar pra se sustentar, já que o visto de estudante não permite. Com essa conta bloqueada você pode sacar 1/12 por mês durante um ano, o que quer dizer que você vai ter 720 euros pra se manter por mês (aqui em Munique seria bem apertado, senão impossível). Já que você não pretende ficar um ano, mas de 1 a 3 meses, com certeza não será esse o montante exigido pra você. Você pode tirar essa dúvida com o consulado no Brasil, mas pegando a lógica do exemplo deles de 1 ano, você precisaria de 2.160 euros pra ter os 720 mensais exigidos no exemplo deles. (Estou fazendo suposições aqui com esses valores, o certo é confirmar com o consulado o valor recomendado pro tempo que você quer estudar, ok?)

      Foco no objetivo que tudo vai dar certo e logo você tá aqui lembrando de todo o alemão que tá escondido aí em algum lugar.

      E por último, mas não menos importante: me ensina como faz pra ficar fluente em 1 ano, porque tô precisando urgente! 😱

      Curtir

  5. Avatar de Loiva Kuhn denardi
    Loiva Kuhn denardi

    Olá Carolina. Gostaria de saber, se possível, quais cidades menores que Munique que oferecem escolas vhs. Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Avatar de Carolina Klein
      Carolina Klein

      Oi, Loiva! Infelizmente cada cidade tem a sua VHS independente, então não tem um site onde dá pra ver a localização de todas as da Alemanha.
      Mas quase todas as cidades tem, mas nem todas oferecem curso de alemão.
      Te sugiro entrar no Google Maps, na região que tu tens interesse e procurar “Volkshochschule” pra ver onde aparece. Aí entrar no site e ver os cursos disponíveis 😉

      Curtir

  6. Avatar de Loiva Kuhn denardi
    Loiva Kuhn denardi

    Olá, estou procurando por cidades. Me encantei por Rothenburg ob der Tauber. Entrei no site. Mas como meu alemão é pouco, por isso quero fazer um curso, não entendi como se faz a prova de nivelamento.

    Curtir

    1. Avatar de Carolina Klein
      Carolina Klein

      Oi, Loiva! Rothenburg é linda e menorzinha, acredito que vai ser ótima pro aprendizado do alemão.
      A prova de nivelamento você faz na secretaria da escola quando for fazer sua matrícula. Se você quiser se matricular para o primeiro nível (A1.1) é só chegar e fazer a matrícula, a prova não é necessária. 😉

      Curtir

      1. Avatar de Loiva Kuhn denardi
        Loiva Kuhn denardi

        Oi. Obrigada pelas dicas. Mais uma dúvida he, he. Como pretendo ficar uns 3 meses, quero fazer o visto. Pelo q entendi para fazê-lo preciso da confirmação da matrícula, portanto, devo fazer a mesma antes de chegar lá. Como proceder?

        Curtir

      2. Avatar de Carolina Klein
        Carolina Klein

        Oi, Loiva, precisa da matrícula sim.
        Você pode tentar fazer tudo por e-mail, mas acredito que a Volkshochschule só aceita matrículas pessoalmente mesmo. Se você tentar e não der, dá pra tentar outra escola ou entrar como turista, fazer a matrícula aqui e depois ir no órgão aqui pra fazer o visto de estudante.

        Curtir

      3. Olá, Carolina. Tudo bem? Você saberia dizer quanto em média se paga por um apartamento de 2 quartos em Kempten – Allgäu?

        Curtir

      4. Oi, Loiva! Tudo certo e por aí? No ImmobilienScout24.de você consegue buscar apartamentos com filtro, coloca na localização (Ort) Kempten e na quantidade de quartos (Zimmer) 3-Zimmer, porque eles contam a sala como um cômodo tbm então é uma sala + 2 quartos de dormir = 3-Zimmer.
        O valor que aparece de cara no anúncio é frio, como eles dizem, Kaltmiete, ou seja, sem os custos de água, energia e aquecedor. Clica no anúncio e procura por Warmmiete (aluguel quente), esse valor vai ser já com tudo incluso (às vezes só precisa pagar a garagem extra).
        E cuidado com os golpes! Principalmente com alutgueis muito mais baratos do que a média. Não pague absolutamente nada antes de visitar o apartamento e fechar o contrato.
        Boa sorte na busca!

        Curtir

  7. Avatar de Loiva Kuhn denardi
    Loiva Kuhn denardi

    Olá. Mais uma vez obrigada. Ontem fiquei sabendo da possibilidade de entrar como turista e depois fazer o visto. Provavelmente e o q farei, mas primeiro preciso decidir em qual cidade ficar. São tantas opções. Obrigada.

    Curtir

  8. Avatar de Loiva Kuhn denardi
    Loiva Kuhn denardi

    Obrigada Carol. Abraços frios do Sul do Brasil.

    Curtir

  9. […] Se você quer saber mais sobre a minha experiência estudando alemão, clique aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s