Viajando barato pela Alemanha: as ofertas da Deutsche Bahn

Apesar de raramente ser a opção mais barata de locomoção por aqui, percebo que os brasileiros adoram a ideia de viajar de trem pela Europa, provavelmente por ser uma experiência diferente, já que no Brasil não temos essa possibilidade (exceto por alguns poucos passeios de trem panorâmicos).

A Deutsche Bahn, a empresa de trens aqui da Alemanha, possibilita viagens de trem com valores bem acessíveis, mas nem todo mundo sabe que essas ofertas existem, principalmente os turistas. Com essas passagens você pode viajar dentro de um mesmo estado ou pelo país inteiro, olha só como funciona:

Länder-Tickets

Para que as pessoas viajem dentro do próprio estado, a Deutsche Bahn oferece um passe diário, que você pode utilizar quantas vezes quiser! Isso quer dizer que você pode, com o mesmo passe, fazer a viagem de ida e a de volta. Além disso, esse ticket permite que você utilize também os transportes públicos dentro do estado.

Pegando o estado da Baviera como exemplo, esse Länder-Ticket recebe o nome de Bayern Ticket. Com ele é possível ir a qualquer cidade dentro da Baviera e, inclusive, a algumas próximas aos limites do estado, como Ulm em Baden-Württemberg ou até Salzburg já na Áustria. Nesse caso, como o transporte público da Áustria não tem nada a ver com a Deutsche Bahn, os passes para se locomover dentro da cidade são à parte. Agora se você vai de Munique à Füssen e quer tomar o ônibus para chegar a Schwangau para visitar o Castelo de Neuschwanstein, o Bayern Ticket cobre essa passagem!

Horários

Em dias de semana ele é válido desde às 9h da manhã até 3h da madrugada do dia seguinte. Em finais de semana, feriados e nos dias 24 e 31 de Dezembro você pode utilizá-lo já a partir da meia noite até 3h do dia seguinte.

Em quais trens são válidos?

Outra coisa para se atentar com os tickets promocionais é que eles são válidos somente para trens regionais, os RB, RE e IRE. Os ICE são mais rápidos, mas não estão inclusos na oferta.

E o preço?

Na verdade, cada estado tem um valor. Por exemplo, o Brandenburg-Berlin Ticket tem o valor de 25 euros para até 5 pessoas, ou seja, se você viaja sozinho paga 25, se viaja com mais 4 amigos, cada um paga só 5 euros.

Já o Bayern Ticket funciona um pouco diferente, o valor para uma pessoa também é de 25 euros, mas para cada pessoa adicional são mais 6 euros, sendo cinco passageiros o máximo de pessoas por ticket também nesse caso. Fiz a tabela abaixo para facilitar a visualização dos valores totais e por pessoa:

Tabela-preços-Bayern-Ticket
Clique aqui para verificar os valores em outros estados e comprar.

 

Viajar por toda a Alemanha

A Deutsche Bahn também oferece duas possibilidades para quem quer conhecer além de um só estado. Os tickets que permitem viajar por toda a Alemanha são o Quer-durchs-Land-Ticket e o Schönes-Wochenende-Ticket, sendo que cada um deles tem as suas particularidades.

Quer-durchs-Land-Ticket

Ele funciona de maneira bem similar aos Länder-Tickets, durante a semana das 9h às 3h do dia seguinte e finais de semana e feriados da meia noite às 3h do dia seguinte. Também pode ser utilizado quantas vezes você quiser durante esse dia, mas com a diferença de que ele só é válido para os trens regionais, não se pode usufruir do transporte público das cidades com ele.

Aí embaixo está a tabelinha com os valores dele:

Tabela-preços-quer-durchs-land-ticket
Clique aqui para comprar.

Schönes-Wochenende-Ticket

Apesar de o Quer-durchs-Land ser válido também nos finais de semana, nesses dias ele já não vale a pena devido à existência do Schönes-Wochenende-Ticket. Esse passe também tem a validade de um dia, mas, como o nome já diz (“schönes Wochenende” significa “belo final de semana”), pode ser usado somente nos sábados ou domingos, da meia noite às 3 horas do dia seguinte.

O schönes-Wochenende possui três vantagens sobre o quer-durchs-Land: com ele é possível utilizar o transporte público das cidades; ele é válido por toda a Alemanha e ainda em algumas cidades nas fronteiras que já ficam em outros países; e o valor é um pouquinho mais baixo:

Tabela-preços-schönes-wochenende-Ticket
Clique aqui para comprar.

Para quem tem filhos: crianças até 5 anos não pagam, com ou sem passes promocionais. E com qualquer um dos tickets acima para um ou dois adultos, é possível levar quantos filhos e/ou sobrinhos abaixo de 15 anos quiser (ou tiver!).

Para comprar é só ir em uma máquina da Deutsche Bahn (as vermelhas) nas estações de trem e selecionar o ticket que você deseja em Regionale Angebote ou Regional Offers no menu em inglês. Você precisa preencher os nomes das pessoas que vão viajar com aquele ticket e ter um documento em mãos, como o seu passaporte. O fiscal passa solicitando o passe durante a viagem e pode ou não solicitar o seu documento para conferência.

Na hora de pegar o trem, verifique nas telas na estação qual o seu destino, número do seu trem e a plataforma.

Outra maneira de comprá-los é pelo website da Deutsche Bahn, apesar de que, para mim, o melhor jeito de adquiri-los é através do aplicativo DB Navigator (Android ou iOS), onde você pode checar os diferentes horários dos trens (já que esses tickets são diários, é possível pegá-los em qualquer horário disponível), verificar atrasos, necessidade de troca de trem ao longo do caminho, tempo de duração de cada parada, etc. Com o app também não há necessidade de impressão do Ticket, você só mostra o código QR para o fiscal.

Esses tickets da Deutsche Bahn são excelentes, mas você precisa analisar quando eles realmente são a melhor opção para a sua viagem. Como os trajetos somente podem ser feitos com os trens regionais, que são mais lentos, o ideal é analisar quanto tempo de viagem você tem, como o seu roteiro está organizado e a própria experiência entre ir de avião, carro, ônibus ou trem.

Por exemplo, se você viajar de Munique a Berlim são um pouco mais de 6 horas de carro, 8 a 12 horas de ônibus e 12 horas com os trens regionais. Mas pode ser extremamente vantajoso se você tem bastante tempo aqui na Alemanha, viaja com mais pessoas, pretende fazer paradas em outras cidades, gosta de ver a paisagem, não quer gastar muito ou tem medo de dirigir em outro país. E além de tudo isso, ainda curte a experiência de viajar de trem por aqui.

Eu estava com essa ideia de fazer textos dividindo um pouco sobre como viajar mais barato pela Alemanha e pela Europa há algum tempo, gostaram? Em breve virão outros! Espero que as minhas sugestões sejam úteis e que eu receba dicas de vocês e também aprenda novas maneiras de viajar mais gastando menos.

 

2 Replies to “Viajando barato pela Alemanha: as ofertas da Deutsche Bahn”

  1. […] chegar (a partir da Hauptbahnhof): de trem regional com o Bayern Ticket, a viagem dura menos de 2 horas e […]

  2. […] um tempinho publiquei um texto sobre como conseguir viajar barato aproveitando as ofertas da Deutsche Bahn. Além de boas ofertas nos trens, também é possível encontrar passagens com um valor incrível […]

Deixe uma resposta