10 maneiras de aproveitar o verão em Munique

Há quem ache que na Alemanha só faz muito frio e que o verão passa praticamente despercebido, com temperaturas mais amenas. A verdade é que ele não é tão longo e tão quente quanto no Brasil, mas entre Junho e Agosto as temperaturas podem sim passar dos 30ºC.

A boa notícia é que Munique é mais seca se comparada a cidades tropicais (Joinville, minha cidade natal, que o diga), então não sinto que aqui o sol queima tanto e a sensação de calor não é tão angustiante na rua.

Depois de um inverno escuro e longo, chega o verão e você está no meio de uma cidade europeia distante do mar, e aí, o que fazer? Eu já falei aqui sobre como eu adoro o fato de os alemães aproveitarem bem esses dias mais quentes com sol, acredito que é uma consequência de se ter todas as estações bem definidas, acaba ficando mais claro o que fazer para tirar o máximo proveito de cada uma. Por isso selecionei algumas atividades que são comuns aqui para você aproveitar o verão como um local.

1 – Englischer Garten

Englischer-Garten-Munique
Englischer Garten em um dia tranquilo de verão.

É para lá que eles vão para encontrar os amigos no final de semana, jogar futebol, vôlei, bumerangue ou a toalha no gramado, fazer um piquenique, beber uma cerveja e tomar sol. O parque fica cheio nos finais de semana e depois das 17h durante a semana, quando o pessoal sai do trabalho e ainda dá tempo de curtir o dia, já que no verão o sol se põe às 21h.

O Englischer Garten é a praia dos muniquenses, tem até surfistas! Eu já escrevi sobre como fazer um passeio de reconhecimento nesse parque gigante aqui (o primeiro post do blog inclusive).

Como um local: sugiro levar uma toalha, comidinhas, bebidas e protetor solar, ir de roupa de banho e aproveitar como se estivesse na praia mesmo, tomar um sol, tentar entrar na água congelante do Rio Isar. Tem uma parte do rio que as pessoas se jogam na água e vão se deixando levar pela correnteza, atividade que eu acharia bem divertida se já não soubesse a temperatura da água. Essa parte fica atrás da cachoeirazinha, mais ao sul do parque.

2 – Lagos

Lago-Munique-LerchenauerSee
O lago perto de casa, Lerchenauer See.

Para aqueles que querem um local mais tranquilo, que não tenha a multidão do Englischer Garten, sugiro um lago. Existem vários pequenos lagos dentro da cidade de Munique, como o Birkensee, o Lerchenauer See e o Feldmochinger See, além de outros mais distantes do centro como o Ammersee, Steinsee e Starnberger See.

Além de oferecerem mais sossego, os lagos também tem as águas mais calmas e de temperatura um pouco mais agradável do que as do Rio Isar.

Como um local: alguns têm área onde é permitido fazer churrasco, então leve sua churrasqueirinha portátil, suas comidinhas, e passe a tarde à beira do lago, comendo, pegando sol e tomando banho. Mas essas áreas são mais movimentadas, se você quer o oposto, o ideal é verificar onde não é permitido churrasqueiras e aproveitar a tranquilidade.

3 – Piscinas públicas

piscina-publica-munique
Prinzregentenbad, piscina pública em Munique.

Excelentes principalmente para ir com a família, Munique tem muitas opções de piscinas públicas espalhadas em todas as regiões da cidade. É facinho de achar uma perto da sua casa. Eu já falei como elas funcionam e como aproveitá-las aqui.

Como um local: leve lanchinho, toalha, água, protetor solar e as crianças.

4 – Rio Isar

Rio-Isar-Munique
Margens do Rio Isar durante o verão.

Outro lugar que os muniquenses adoram, principalmente durante o verão, é o Rio Isar. Seja para sentar nas suas margens e aproveitar os dias mais longos dessa estação ou para pegar sol e tomar banho de rio. Existe um lugarzinho no Isar para cada gosto: áreas para fazer churrasco, áreas para a prática do naturismo, áreas com mais gente, outras mais tranquilas, enfim, tem de tudo.

Como um local: faça seu happy hour depois do trabalho lá. Em um dos lados da ponte Reichenbachbrücke você encontra um quiosque, onde é possível comprar uma cerveja e aproveitar que o sol só se põe às 21h, às margens do rio, sentado com seus amigos ou colegas.

5 – Biergarten

biergarten-viktualienmarkt
Biergarten no Viktualienmarkt.

Quer aproveitar o sol e o calor, mas acha que ficaria entediado nas situações acima? Então nada mais justo do que ir a um dos inúmeros biergartens de Munique que, inclusive, só ficam abertos nesses meses mais quentes, de abril a setembro. Clássico programa de verão no estado da Baviera, os biergartens são excelentes para ficar fora de casa e aproveitar os dias bonitos de sol.

Como um local: você pode comer os pratos típicos bávaros oferecidos no biergarten, mas normalmente os alemães levam a sua própria marmitinha, o que é permitido se você comprar a bebida do próprio biergarten. Seja qual for sua escolha, o importante é sentar numa mesinha ao ar livre, tomar um caneco de cerveja e curtir com os amigos.

6 – Churrasco nos parques

Assim como nos lagos, alguns parques também oferecem áreas onde é permitido levar sua churrasqueira. É importante dizer que essa cultura de fazer churrasco fora de casa é muito forte aqui, devido à maioria dos prédios não aceitarem fazer churrasco no apartamento, na sacada. É por isso que essas áreas nos parques, nos lagos e ao longo do Rio Isar são tão utilizadas e populares por aqui. Para ver onde elas se localizam é só acessar essa página do site de Munique e verificar os mapas com as informações.

Como um local: acho que de churrasco o brasileiro entende bem, né? A única diferença é a quantidade de coisas portáteis que eles têm aqui para essas ocasiões, como mesas, bancos, a própria churrasqueira, barracas para tirar um cochilo, enfim, o que costumamos chamar de farofada. Mas na minha opinião, o melhor churrasco é aquele onde você leva só os utensílios essenciais para preparar a comida (vegetariana, claro) e uma toalha para sentar ou deitar para pegar sol.

7 – Kulturstrand

kulturstrand-muenchende
Kulturstrand. Foto: Muenchen.de.

Tem também opção para quem gosta de festa. O Kulturstrand é um local/evento que acontece ao redor da fonte Vater-Rhein-Brunnen, que fica em uma ilha do Rio Isar ao lado da ponte Ludwigsbrücke (do outro lado da rua da entrada do Deutsches Museum). De meados de maio até meados de agosto, durante três meses, o local é transformado em uma “praia”, com areia, cadeiras de praia (inclusive aquelas famosas cadeiras-barracas das praias do norte da Alemanha) e quiosques com comida e bebida. O lugar é super cool, com programação diária que inclui desde atividades para crianças e eventos esportivos para adultos durante o dia, até música com dj quase diariamente nos finais de tarde.

Como um local: que tal uma festa ao ar livre no final de semana? Os eventos com DJ’s começam às 17h e vão até 23h. A bebida no local tem o preço de balada, então se quiser aproveitar sem gastar muito é comum os locais levarem sua própria bebida e aproveitarem a vibe do local.

8 – Open Air Kino

kino-mond-sterne-willkommen-hp
Cinema a céu aberto no Westpark. Foto: Muenchen.de.

De Maio a Setembro Munique oferece ainda outra maneira bem diferente de aproveitar o verão: os cinemas a céu aberto! Apesar de praticamente todos os filmes serem dublados em alemão, a experiência é bem interessante e se você está querendo aprender alemão, é mais uma maneira de emergir ainda mais no idioma. Os filmes vão desde comédias mais antigas à filmes mais atuais que acabaram de sair do cinema. Você pode ver os lugares que oferecem esse tipo de cinema ao ar livre e as suas programações aqui.

Como um local: como as sessões são sempre à noite e em um auditório ao ar livre com arquibancada de pedra ou em cadeiras simples de madeiras, leve uma almofadinha para ficar mais confortável e uma mantinha para não sentir frio, já que a temperatura cai um pouco à noite.

9 – Comer sorvete!

sorvete-verao-europa
Sorvete e sol.

Quem acha que a Alemanha é só clima frio, pode ficar um pouco espantado com a quantidade de sorveterias que encontra por aqui. Não sei se é pela proximidade da Itália ou se é um costume geral da Europa, mas existe um carinho notável pelo tal do gelato, ou Eis como é chamado o sorvete em alemão.

Como um local: uma das sorveterias preferidas por aqui, entre locais e turistas nesse caso, é a Der verrückte Eismacher (traduzindo, o Sorveteiro Maluco), isso porque essa sorveteria oferece sabores um pouco doidos, como o sorvete de champagne com morango, amêndoas torradas e até sabor cerveja! Mas para comer sorvete como um local é só comer sorvete, simples assim, a qualquer hora, em qualquer sorveteria.

10 – Caminhadas ao ar livre

wandern-munique
Um dos muitos lugares verdes para se caminhar em Munique.

Uma das coisas que mais escuto dos alemães que conheço sobre o que eles fizeram no final de semana é wandern (fazer caminhada, trilha em alemão). O fato é que Munique oferece lugares lindos para essa atividade, como o Olympiaberg no Olympiapark ou a região ao sul do Zoológico Hellabrunn, às margens do Rio Isar.

Como um local: vejo que essa é uma maneira muito comum dos alemães (ou pelo menos de quem mora em Munique) conhecer novos lugares. Combine com os seus amigos de fazer caminhadas em lugares que você nunca foi. Peguem o metrô ou o trem juntos, levem água e lanchinhos e passem o dia explorando um lugar novo.

Dica bônus

Para aproveitar realmente como alguém daqui, sugiro mudar alguns hábitos durante o verão, como comer seu almoço em um lugar ao ar livre, mesmo se for ter que pedir “para levar” ou a sua marmitinha já trazida de casa. Troque ou reveze os dias dentro da academia por exercícios ao ar livre, como correr na rua ou andar de bicicleta.

E bom verão para nós!

(E bom resto de inverno para quem está no Brasil!)

2 Replies to “10 maneiras de aproveitar o verão em Munique”

  1. Texto maravilhoso e dicas excelentes!!! Parabéns minha filha . Te amo.

    1. Obrigada, mãe, minha leitora mais assídua! <3

Deixe uma resposta