3 de Maio de 2020: 3 anos de Alemanha!

Hoje, dia 3 de Maio de 2020, meu terceiro ano na Alemanha se completa. Ao ler meus textos do primeiro e do segundo ano aqui (confira lá antes de ler esse aqui), eu percebo que até agora, apesar de todas as dificuldades de ser imigrante, consegui cumprir aquilo que me propus ano a ano. E sinto muito orgulho de mim mesma!

Acho que é isso mesmo, ser expatriado. Os desafios e conquistas de morar no exterior, os primeiros são enormes, mas o que só torna os segundos igualmente grandiosos.

Aprendizado do alemão

Em 2018, ao começar a trabalhar em alemão, sofri muito com a posição vulnerável na qual me coloquei e na qual precisava estar para que evoluísse no idioma. No último ano, fiz zero cursos, mas consegui incorporar o alemão no meu dia a dia, lendo notícias, assistindo séries, filmes e televisão, ouvi uns podcasts e conversei com novos amigos falantes da língua. Tudo isso fez com que a evolução fosse mais leve, sem tantas cobranças, sem provas para certificados. Meu prazer em aprender o alemão voltou!

A partir do nível intermediário, fica mais difícil de ver a melhora, mas quando eu penso em um ano atrás eu percebo que ela existe. Por conseguir expressar tudo que quero, muita gente diz que sou fluente, mas sou perfeccionista e me considero longe disso. Ao fazer as coisas que citei acima, ainda preciso consultar o Google Tradutor frequentemente e penso bastante na hora de falar e montar as frases, cometo muitos e muitos erros. 

Minha meta é falar alemão tão bem a ponto de ser difícil para um nativo reconhecer se sou daqui ou não. Será que consigo? Espero que sim e minha expectativa é que em 10 anos de Alemanha eu chegue lá. (e se a gente atingir a meta, a gente dobra a meta)

Minha primeira roadtrip como motorista, em Jan/2020 para Pilsen, na República Tcheca.

Carteira de motorista

Outra grande conquista de 2019 foi a carteira de motorista. É muito cansativo ter que passar por um processo muito mais rígido do que o do seu país, quando você já tem a carteira e já dirige. Reprovei na prova teórica uma vez, estudei muito e tive sucesso na segunda tentativa e enfrentei o nervosismo em todas as aulas práticas e na prova de direção.

Meu progresso e tudo o que eu aprendi sobre o trânsito na Alemanha me convenceram que todo o processo é realmente importante e necessário.

A carteira de motorista já me permitiu, no início desse ano, alugar um carro para viajar com os amigos para a República Tcheca e eu pretendo fazer muitas outras viagens por aqui em breve (assim que o Corona Vírus permitir). 

Mudança de apartamento

Durante o ano passado também fomos meio forçados a mudar de apartamento, já que o que estávamos estava com problema de mofo antigo. Mais experientes que na primeira busca lá em 2017 (e com mais contatos também), encontramos um apartamento perfeito para as nossas necessidades, a apenas 2 km do antigo! Estamos felizes e ansiosos para recebermos a família e amigos aqui, porque agora eles terão um quarto só para eles.

Meu terceiro aniversário na Alemanha: esse ano com festa para os amigos!

Amizades

Amigos: eu tenho os melhores do mundo! Depois de três anos longe, se vendo apenas uma vez por ano é um privilégio perceber que meus amigos do Brasil continuam tão próximos. Nossa amizade só se fortaleceu e falo com vários deles diariamente (obrigada, Internet!). Sou muito grata por poder contar com eles nos meus momentos bons e ruins e ainda mais grata por eles continuarem me permitindo na vida deles, dividindo comigo seu dia-a-dia, lamentações e alegrias.

Os laços de amizade com os amigos que fiz aqui na Alemanha também se estreitaram e isso foi ótimo! Viajamos juntos, fazemos festa, dançamos, saímos para conhecer novos lugares, enfim, eles são incríveis. 

Uma vez li que amizades duradouras falam sobre planos e não somente sobre o passado. E temos vários desses (infelizmente agora todos adiados devido à quarentena). E por isso acredito que estamos no caminho certo: pela nossa proximidade e vontade de querer estar presente na vida um do outro. 

O que foi um pouco mais difícil, mas também aconteceu, foi me aproximar de pessoas de outras culturas. Amizades que venho trabalhando, já que nesse quesito tenho um pouco mais de dificuldade por me sentir mais vulnerável.

Ano Novo no Brasil: bagunça e muito amor em família!

Segunda viagem ao Brasil

Da mesma forma que a primeira viagem ao Brasil foi marcada por casamentos, essa segunda foi marcada por visitas a bebês. E muitos deles! Vários amigos e familiares tiveram filhos e nós queríamos afofar um por um. (Conseguimos!)

A época que escolhemos para essa segunda visita, passando o Natal e Ano Novo no Brasil, também nos possibilitou ver mais familiares, o que da primeira vez tinha sido mais difícil. Ir ao Brasil no final do ano foi ótimo, mas também bem corrido. Mas não nos arrependemos nem um minuto sequer de ter passado as festas perto da família e ter podido aproveitar um pouquinho que seja no verão no Brasil e nas praias catarinenses.

Eu e minha sócia Luana

Profissionalmente

Olhando para trás e analisando cada ponto do último ano, percebo o quanto foquei na minha carreira. Eu sabia que o ano me traria muitos desafios no trabalho e pretendia encará-los com maestria. Trabalhei muito e aprendi muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Além disso, abri minha empresa de turismo receptivo para brasileiros aqui na Baviera, o que gostaria de ter feito fazia algum tempo, mas encontrar uma sócia me encheu com a coragem que eu precisava!

Meu terceiro ano de Alemanha serviu mais uma vez para cumprir objetivos que me estabilizem aqui, que me envolvam mais na sociedade alemã. Minhas metas até agora eram para a minha adaptação, como aprender o idioma, me inserir no mercado de trabalho e fazer amigos, e depois desse ano realmente me sinto mais adaptada e preparada para meus próximos passos como expatriada na Alemanha.

4 Replies to “3 de Maio de 2020: 3 anos de Alemanha!”

  1. Roseli Maria Klein says: Responder

    Fico muito feliz que vc atingiu seus objetivos e venceu muitos dos seus medos. Novos desafios pela frente, com a certeza de que serão mais “leves” . Amo vc.

    1. Bom fazer a mamis orgulhosa tbm ❤️❤️❤️

  2. Fiquei muito feliz pir você … Parabéns pela sua caminhada e quando vier ai Brasil… vem nos visitar no curso de Turismo e Hitelaria da Univali… tenho ótimas lembrancas do seu envolvimento com o curso. Bjs

    1. Oi, prof! Feliz que leu meu texto! Esse último ano fui durante as férias de verão. Da próxima vez, se for em outra época passo por aí sim 🤗

Deixe uma resposta