Procura de emprego com recrutadores na Alemanha

Muita gente deseja vir morar na Alemanha, mas o sonho parece ficar mais distante na hora de pensar em trabalhar em alemão. Como fazer para conseguir um emprego sem entender sobre o mercado de trabalho e em outro idioma?

Eu já dei várias dicas sobre como conseguir um emprego na Alemanha aqui nesse post, onde cito sites de procura de vagas, explico o que deve conter uma carta de apresentação (Anschreiben), entre outras dicas.

Também é importante você entender sobre os tipos de visto na Alemanha, para que você saiba se vai ser permitido trabalhar. E nesse post conto sobre as minhas experiências no mercado de trabalho alemão, sobre meu primeiro e segundo emprego.

Estando eu mesma no processo de procura de um novo emprego, resolvi compartilhar um jeito que tem me auxiliado bastante: empresas de recrutamentos e recrutadores autônomos, chamados em alemão de Personalvermittler. 

Não sugiro usar somente desse artifício na sua busca, mas é um meio que você pode usar para entender mais sobre o mercado e que, provavelmente, vai fazer você caminhar mais rápido no processo.

Foto: Andrea Piacquadio.

O que é Personalvermittlung?

Apesar de nunca ter ouvido falar de Personalvermittlung, você provavelmente conhece o trabalho de Headhunters. Esses profissionais buscam candidatos para vagas específicas, normalmente para áreas de atuação nas quais se é difícil de encontrar profissionais, como programação ou engenharia. A procura do headhunter é feita tanto por pessoas à procura de uma nova colocação, quanto por quem já está empregado.

Explicado isso, fica mais fácil de entender as características e as diferenças para o serviço de um Personalvermittler (recrutador). Seu mercado é mais amplo, já que podem prestar serviço para toda e qualquer área de atuação, e ao mesmo tempo buscam candidatos somente em seu banco de dados. Ainda contatam pessoas à procura de emprego nas redes sociais, com a intenção de ampliar esse banco de dados.

O serviço de agências de recrutamento existe há muito tempo na Alemanha, mas até meados dos anos 90 era permitido somente para algumas áreas específicas, como modelos, artistas e cargos executivos. A partir de 1994, é um serviço liberado para todas as áreas. 

O recrutador é um profissional capacitado para conversar profissionalmente com o candidato, com a empresa, entende de comunicação de escritório, ou seja, consegue oferecer boas dicas para as entrevistas, além de dispor de um enorme conhecimento em direito do trabalho.

Os motivos mais comuns, pelos quais um recrutador é procurado por uma empresa com uma vaga em aberto, são: precisa-se preencher uma posição rapidamente, procura-se um colaborador com qualificações bem específicas e/ou para um contrato temporário, estima-se que o processo de seleção vai ser muito trabalhoso, por exemplo para uma vaga que se prevê muita procura, muitos candidatos.

Como funciona o processo de busca de um emprego com um Personalvermittler?

Pelo lado do empregador, ele mesmo entra em contato com o recrutador quando decide que isso será vantajoso no processo de seleção. O recrutador analisa os currículos no seu banco de dados e faz uma seleção, que é enviada à empresa. A partir daí, o empregador decide quem passará para a fase de entrevistas.

A meta de um recrutador é sempre conseguir uma vaga permanente para o candidato (provavelmente a sua meta também, certo?). Mas antes de explicar como fazer para encontrar um recrutador e como funciona o processo para o candidato, é importante explicar sobre os modelos de contrato oferecidos pelos Personalvermittler: Zeitarbeit ou Arbeitnehmerüberlassung.

Zeitarbeit

Nesse modelo de contrato, você é empregado pela própria agência de recrutamento e ela dispõe dos seus serviço a terceiros. Na prática, você recebe seu salário da agência de recrutamento, mas trabalha em vagas temporárias para empresas diversas, é como se o recrutador “alugasse” você para outros empregadores. Essa é uma forma de você conseguir uma colocação mais rápida e reunir experiências no mercado de trabalho alemão em uma área específica, melhorando assim suas oportunidades futuras. 

Algumas características do Zeitarbeit é sair mais rapidamente do desemprego; receber salários fixos mesmo quando seus serviços não estão em uso; prazo de aviso prévio menor, o que proporciona maior flexibilidade para continuar a busca por um emprego sem prazo determinado; além de, no geral, usufruir das mesmas normas do direito de trabalho alemão.

Arbeitnehmerüberlassung

Dessa forma, o recrutador faz o repasse direto do candidato ao empregador. O trabalho dele vai se resumir somente à intermediação das entrevistas e comunicação entre candidato e empresa, além do auxílio e dicas ao concorrente à vaga.

Seu vínculo com a agência de recrutamento termina ao assinar o contrato com a nova empresa, exceto por algum monitoramento de como está o novo emprego, durante o período de experiência.

Está muito difícil buscar emprego sozinho na Alemanha? Foto: energepic.com.

Quais as vantagens para o candidato?

Vamos lá! Por que você deve pedir o auxílio de um recrutador?

O recrutador normalmente é especializado em alguma área de atuação, o que é ótimo para você tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho, perguntar se sua pretensão salarial está compatível com o mercado e com a sua experiência, pedir dicas para melhorar seu currículo, tanto na forma escrita, quanto pedir sugestões de cursos, por exemplo.

Não é trabalho do recrutador dar uma consultoria completa sobre o que, quando, como e onde fazer para conseguir um emprego na Alemanha, mas ele pode dar opiniões, dicas e sugestões valiosas para melhorar seu currículo, seu portfólio e clarear seu caminho na construção de uma carreira na Alemanha.

Além de serem profissionais com bastante networking na área que atuam, também recebem vagas que não vão à público, o que pode aumentar suas chances, já que você tem acesso a mais vagas, e não só as que você procura nos canais de busca de emprego.

 A meta deles é a mesma que a sua: conseguir um emprego para você! Por isso, além das sugestões e dicas, eles ajudam a convencer a empresa que você é o candidato certo para eles e, algumas vezes, até acompanham as entrevistas in loco (somente como observadores), para estarem aptos a oferecer um melhor feedback tanto para você, quanto para a empresa. 

Como ele vai fazer sua análise de pontos fortes e fracos e ouvir suas metas futuras, ele vai procurar a vaga e empresa que se encaixa melhor nesse perfil, o que também aumenta as chances de sucesso em uma entrevista. 

Por outro lado, é interessante continuar sua busca por emprego também de forma individual, já que pode acontecer de o recrutador fazer uma análise equivocada e enviar menos vagas ou vagas que não vão de encontro ao que você busca (sempre expresse ao recrutador quando isso acontecer!).

Qualquer um pode usar os serviços de um recrutador na Alemanha?

Na teoria, os Personalvermittlung podem auxiliar em qualquer área, mas as áreas mais comuns são:

  • Financeiro
  • Contabilidade
  • Setor bancário
  • Setor administrativo
  • TI
  • Controlling
  • Vendas
  • Marketing
  • Construção

Não é um requisito ter formação ou experiência na Alemanha, por isso recomendo entrar em contato com um recrutador para que ele analise quais suas chances e decida a melhor forma de ajudar.

Como fazer? Como encontrar um recrutador?

Minha sugestão é que você comece preparando seu currículo e faça ou atualize seus perfis no LinkedIn e no Xing, uma rede social profissional alemã. Configure nas duas redes que você está em busca de emprego (se você está empregado, há a opção de mostrar seu status somente para recrutadores).

Só essa configuração vai provavelmente fazer com que alguns recrutadores entrem em contato diretamente com você por mensagem. Responda essas mensagens por e-mail, explicando sua situação empregatícia atual, seus objetivos e anexe seus documentos de candidatura, como currículo (Lebenslauf), certificados de empregos anteriores (Arbeitszeugnis), certificados de outros cursos, diplomas, entre outros.

Para procurar por um recrutador mais ativamente, sugiro pesquisar no Google da seguinte forma: Personalvermittlung + sua área de atuação (em alemão ou inglês) + cidade onde você busca emprego. Dessa forma, você terá vários nomes de empresa para a sua área, especificamente.

Como as agências de recrutamento são especializadas em diferentes áreas de atuação, o que é um diferencial e uma vantagem, não posso indicar as que usei para todos. Mas vou deixar aqui duas dicas de empresas que trabalham com áreas variadas:

  • PagePersonnel: trabalha com profissionais qualificados em diferentes áreas de atuação: compras, logísticas, TI, controladoria, finanças, engenheiros e técnicos, recursos humanos, secretárias executivas e auxiliares de escritório.
  • AmadeusFire: para profissionais do setor administrativo, finanças, controladoria e TI.

Após enviar todos os documentos relevantes para uma possível candidatura, é praxe que o recrutador marque uma entrevista por telefone ou pessoalmente. 

Essa entrevista vai ter uma duração de 30 minutos a 1 hora, para que ele entenda suas experiências e suas metas profissionais. É uma conversa proveitosa para os dois lados, já que é nesse momento que você pode perguntar sobre como melhorar sua posição no mercado, pedir dicas para o seu currículo (provavelmente ele já vai dar sugestões), tirar dúvidas sobre questões da sua área profissional e remuneração.

Tenha um caderno e caneta à mão e anote todas as dicas do profissional para que você consiga melhorar o que foi solicitado e aumentar suas chances.

Após essa conversa, todos os seus dados serão registrados no sistema da agência de recrutamento e eles procurarão vagas que se encaixem no seu perfil e nos seus objetivos.

Cada vaga que eles encontrarem será enviada para você por e-mail. É ainda provável que o recrutador ligue para conversar sobre o porquê ele acha que você se encaixa nela e para ouvir, também, a sua opinião. Você confirmando o interesse na vaga, o recrutador envia seu currículo e conversa com a empresa sobre a possibilidade de uma entrevista.

Toda essa intermediação entre candidato e empresa, como o agendamento das entrevistas é feito por ele. O primeiro contato que você tem com a empresa é na hora da entrevista.

Também é bastante comum que o recrutador envie dicas para a entrevista e fale um pouco sobre como são as pessoas que vão conversar com você. Todas as informações, como nome da empresa, endereço, data e horário da entrevista e nomes e posições dos entrevistadores, chegarão para você por e-mail através dele.

Depois da entrevista, o recrutador continua o trabalho dele mantendo-se em contato com a empresa para saber qualquer novidade sobre o processo e informando o candidato, que não precisa ficar correndo atrás da empresa para saber se será contratado ou não (ótimo, né?).

Quanto custa esse serviço? Como o recrutador ganha por esse serviço?

Para todo esse trabalho, o recrutador recebe uma taxa. Por lei, pode recebê-la tanto do candidato, quanto da empresa, porém o cenário mais comum é que essa cobrança seja feita para a empresa que procura um funcionário qualificado.

Caso o recrutador cobre de você, candidato, isso será acordado e deve ser assinado antes do processo começar. Não aceite pagar por um serviço pelo qual você não assinou nada. 

O valor dessa comissão não pode exceder 2.000€ e normalmente é entre 20-30% do salário do primeiro ano.

Foto: bongkarn thanyakij.

O que prestar atenção e perguntar quando entrar em contato com um Personalvermittler

1) Pergunte como as suas informações serão usadas e por quanto tempo. Aqui na Alemanha a proteção de dados, o Datenschutz, é coisa séria e os dados dos candidatos devem ser deletados depois de seis meses.

2) Deixe claro que você só quer o seu currículo sendo enviado para vagas que você analisou e concordou.

3) Quando uma vaga for enviada para você, é possível pesquisar sobre ela na internet. Mas o recrutador normalmente recebe um dossiê da empresa e você pode pedi-lo para se informar ainda mais sobre a vaga e o empregador.

4) Peça para ele manter você informado sobre o seu processo de recrutamento: quando os documentos forem enviados, como a empresa reagiu, o que a empresa achou da sua entrevista, etc.

5) Nunca participe de um mesmo processo seletivo por mais de um recrutador. Se você conseguir a vaga, quem ficará com a comissão? Se receber uma vaga dupla, informe o profissional que você já está participando desse processo por uma outra agência de recrutamento.

6) É extremamente importante manter os recrutadores informados sobre processos em outros lugares. Você não precisa falar o nome da outra agência de recrutamento que está usando, nem da empresa onde vai ter uma entrevista, mas avise que você está participando em outros processos. E, principalmente, avise a todos os recrutadores que estiver em contato, assim que conseguir um emprego, para que eles saibam que você já está colocado e não precisam mais procurar uma vaga para você.

Eles oferecem ajuda no visto?

Infelizmente, essa não é uma tarefa padrão de um recrutador. Existem empresas especializadas em trazer do exterior profissionais que estão em falta no mercado de trabalho alemão. Procure por Personalvermittlung + Hilfe Einreise ou Hilfe Visum + área de atuação em inglês ou alemão + cidade ou região onde deseja trabalhar.

Cuidar da papelada do visto é uma coisa bem específica e uma tarefa completamente diferente do que ajudar alguém a achar um emprego, por isso procure por empresas já especializadas nisso, não exija de todo recrutador saber sobre esse processo.

É possível usufruir dos serviços de um Personalvermittler sabendo só o inglês?

Sim, existem diversas vagas na Alemanha para falantes do inglês, mas tudo isso vai depender da sua área de atuação. Então procure pesquisar sobre como é o mercado para quem não fala o alemão, em quais áreas é possível encontrar um emprego falando somente o inglês e em quais cidades há mais oportunidades.

E claro, assim como você procurando um emprego sozinho pode ou não conseguir um emprego, não é oferecida nenhuma garantia no trabalho de um recrutador.

A meta dele é conseguir um emprego para você, portanto ele vai dar dicas valiosas. Escute o profissional com atenção e aperfeiçoe o que for sugerido. Dessa forma, você aumenta a probabilidade de entrar no mercado de trabalho na Alemanha.

Eu recomendo muito o auxílio de um recrutador, pois mesmo depois de trabalhar mais de dois anos na Alemanha, me sentia muito perdida e crua no mercado de trabalho, sem entender como funciona e sem saber direito o que posso exigir do meu próximo empregador.

Fiz minhas pesquisas na internet e assim que entrei em contato com dois recrutadores, tirei todas as minhas dúvidas e pedi confirmação se minha pretensão de vaga e salário estavam de acordo.

As informações e dicas do profissional transmitem muita segurança para que possamos seguir com a busca de emprego. Também continue procurando emprego de outras formas, como pela Agentur für Arbeit e pelo LinkedIn, Xing e sites de emprego.

Qualquer dúvida me manda uma mensagem ou deixa aí nos comentários! Boa sorte pra nós!

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

Deixe uma resposta