O Dia de Natal na Alemanha

As tradições natalinas alemãs da época do advento estão super populares ao redor do mundo: o calendário do advento, a coroa do advento, o dia de São Nicolau e até os famosos mercadinhos de natal.

Todos esses costumes fazem parte da espera para o dia de Natal, para que as pessoas possam aprender mais sobre o nascimento de Cristo e criar o espírito natalino durante as quatro semanas que antecedem o natal.

Mas como os alemães passam realmente o dia de Natal? Como é a ceia? Quem traz os presentes? Quando eles são abertos? Será que também fazem amigo secreto?

A Véspera de Natal

No dia 24 de dezembro, é feriado somente depois do meio-dia, ou seja, a manhã da véspera de Natal é um dia como outro qualquer, de trabalho. Para quem já está de férias, o dia normalmente é usado para as últimas compras de Natal, para presentes ou comida para a ceia.

Árvore de Natal

Depois do meio dia, é hora de ir para casa e começar os preparativos para a noite. Muitas famílias, em vez de montar suas árvores de natal lá no início do Advento, deixam para comprá-la e enfeitá-la somente no dia 24.

Quando a tradição da árvore de Natal surgiu, os enfeites eram comestíveis: maçãs e doces que seriam comidos após as festividades. Atualmente, os enfeites são bem parecidos com os que usamos no Brasil: bolas, luzes. Outra curiosidade é que, no lugar de uma estrela no topo da árvore, o mais comum aqui é apenas uma ponta, chamada de Christbaumspitze. Além disso, há uma tradição engraçada: um enfeite no formato de um pepino é escondido na árvore e quem encontrá-lo ganha um presentinho extra.

As árvores preferidas são as naturais e existem inúmeros mercados de pinheiros espalhados pela cidade, já desde o fim de novembro.

A tradição de esconder um enfeite de pepino na árvore de Natal.

Atividades junto com a família

Com a árvore montada, a família se reúne ao redor e socializa. Podem tocar ou cantar músicas natalinas ou ler juntos alguma passagem bíblica ou sobre a história do nascimento de Jesus.

Na televisão também é fácil de encontrar filmes com temática natalina, o que também pode distrair e entreter a família até a hora de começar a preparação para a ceia. O filme mais assistido aqui é o alemão Drei Haselnüsse für Aschenbrödel, um conto de fadas da Cinderela de 1973.

Missa do galo

Tradicionalmente ministrada à meia-noite, a missa do galo na Alemanha, hoje em dia, acontece mais cedo, normalmente contando com teatros de crianças encenando a noite do nascimento de Jesus.

O natal é o feriado mais comemorado na Alemanha e, apesar de ser religioso, apenas 25% dos alemães vão à missa na noite da véspera de Natal. A comemoração é considerada uma enorme e bela tradição familiar e é, também por isso, que 78% da população na Alemanha segue as tradições dessa época.

Würstchen mit Kartoffelsalat: ceia clássico de Natal na Alemanha.

A ceia de Natal

De acordo com as antigas tradições, todo o período entre o dia de São Martinho, em 11 de Novembro, até 24 de dezembro, era de jejum. Por isso, a refeição na ceia do dia 24 de dezembro era prática, rápida e leve: a carpa. A praticidade e rapidez se manteve durante os anos, mas o prato principal da noite de véspera mudou. 

Quase metade dos alemães prepara a ceia de Natal salsichas com salada de batata, um prato rápido e prático, já que o dia 24 costuma ser um dia cheio. Além do prato de salsichas com salada de batatas, outros pratos preferidos para a ceia são pato ou ganso assado, raclette, porco assado ou fondue.

Os presentes

Na metade norte da Alemanha, assim como no Brasil, os presentes são trazidos pelo Papai Noel. Mas na parte sul, assim como na Áustria, quem distribui os presentes é o Christkind, o Menino Jesus, representado por uma figura angelical assexuada.

Uma curiosidade, que atesta o fato de os alemães serem super organizados, é que 72% deles já compraram os presentes de Natal, 4 semanas antes da data. Os presentes mais queridos aqui são vales presentes das lojas ou marcas preferidas ou experiências, como viagens ou um final de semana em um spa.

Os DOIS feriados de Natal

O dia de Natal é feriado, o comércio está fechado, portanto é um dia de ficar em casa, com a família. Por ser um mais tranquilo, normalmente nesse dia é feita uma grande refeição no almoço, com a mesa decorada e muita comida: ganso ou pato assado, bolinhos de batatas e repolho roxo.

É feriado também no dia 26 de dezembro, mas enquanto em outros países da Europa, o comércio abre com promoções imperdíveis, na Alemanha tudo permanece fechado, o que significa que é mais um dia para fazer atividades com a família e o círculo de amigos mais próximo.

E o amigo secreto?

A brincadeira, que é muito comum no Brasil, seja com os amigos, com a família ou na empresa, também existe na Alemanha. 

Ela normalmente é feita entre um círculo de amigos, durante a época do Advento, ou seja, nas semanas que antecedem o Natal. Aqui ela é chamada de Wichteln e também tem variações, como a Schrottwichteln, onde os presentes são coisas usadas que as pessoas têm em casa e não querem mais. A brincadeira torna-se muito engraçada, com uma troca de presentes velhos e inúteis.

Você já passou o Natal na Alemanha? Me conta aí nos comentários como foi e o que você achou dessas tradicöes!

Tenha um Feliz Natal!
Carol.

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide
– ENSAIOS FOTOGRÁFICOS em Munique com Luciano Chaves

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

Deixe uma resposta