12 símbolos da sorte na Alemanha – para trazer sorte em 2021

Esse ano atípico, maluco e trágico que foi 2020 está chegando ao fim e para 2021 o que precisamos é de muitos abraços, contato com a família, diversão com os amigos, viagens, sair sem tensão, sem medo. Ou seja, para essa virada de ano podemos reunir todas as tradições e amuletos da sorte que conseguirmos para tentar deixar toda essa energia ruim de 2020 para trás e mentalizar muitas coisas boas para o Ano Novo.

Os alemães têm vários deles e acho que podemos pegar alguns deles emprestados e incorporar na nossa virada também, que tal?

Sopa de letinhas. Fonte: Chefkoch.de.

1) Linsensuppe

A sopa de lentilhas, assim como no Brasil, é considerada uma refeição de Ano Novo que traz sorte, porque as lentilhas têm formato de moedas, por isso acredita-se que traz riqueza.

2) Carpa

Além de ser outra refeição típica para a úlitma refeição do ano, guardar um espinho do peixe dentro da carteira deve trazer sorte durante o ano.

De sobremesa: uvas. Foto: Burst pelo site Pexels.

3) 12 uvas de sobremesa

Costume originário da Espanha ou França, comer 12 uvas após o jantar simboliza desejo de felicidade e prosperidade. Ao contrário do que normalmente fazemos no Brasil, aqui na Europa os caroços das uvas não são guardados na carteira. O espaço na carteira pertence somente ao espinha da carpa, nada de caroços.

Bleigießen (atualmente Zinngießen). Fonte: wunderweb.de.

4) Bleigießen

Essa é uma das tradições mais antigas de ano novo da Alemanha, lá da Idade Média. Você compra no mercado um kit com uma bolinha de zinco ou cera (antigamente era chumbo, mas o material é tóoxico) e uma colher. É só esquentar a colher no fogo, jogar a bolinha de zinco ou cera na colher e esperar derreter completamente. Esse material derretido deve ser derramado em uma bacia com água gelada, para que endurece e se transforme em uma figura.

Essa figura tem um significado para o seu novo ano. Por exemplo: um formato de bebê significa paz no seu lar pelo próximo ano.

Eu já fiz a minha figura ficou com formato de nada, haha, então já adianto que essa brincadeira exige um pouco de criativadade. Abaixo a foto da minha figura, o que você acha que parece?

Um violão? Uma colher?
Fogos de artifício. Foto: Pixabay no Pexels.

5) Fogos de artifício

Devem ser bem barulhentos e coloridos para espantar os maus espíritos do ano velho.

Aqui na Alemanha, as cidades não preparam um grande show de fogos, mas isso não quer dizer que não há um “show’ de fogos. Nos mercados você só encontra fogos de artifício para comprar no últimos dias do ano, a população compra muuuuitos e fica MA-LU-CA. Na virada do ano, eles soltam esses foguetes em qualquer lugar, no meio da multidão, apontando um para o outro, é realmente uma loucura.

No meu primeiro ano aqui, fomos ao Olympiapark aqui em Munique ver os fogos e eu fiquei com tanto medo que passei a virada escondida debaixo de uma marquise. No segundo ano fiquei em casa, porque não queria passar por isso de novo hahaha.

Wunderkerzen.
Foto: Denisha Sandoval no Pexels.

Além dos fogos de artifício, é comum cada pessoa também acender uma vela dessas de estrelinha. Existem até várias temáticas, com símbolos de sorte, mensagens ou com os números do próximo ano.

6) Glückspfennige

Pode ser traduzido como tostão da sorte, uma imitação de moeda de 1 centavo que traz sorte para o próximo ano. Eles normalmente são dados de presente, seja como chocolates em formato de moedas ou moedas mesmo para trazer sorte.

7) Hufeisen

Hufeisen são ferraduras e existem várias lendas e teorias que explicam o porquê de serem consideradas símbolos de sorte.

A história que mais me convenceu foi a de que, antigamente, os cavalos eram valiosos, respeitados e símbolo de força e poder. Seu ponto fraco eram os cascos, que deveriam ser protegidos por ferraduras. Por ser capaz de proteger um animal tão forte quanto o cavalo, acredita-se que protegeria também os seres humanos.

Deve-se pendurar a ferradura na porta ou acima da porta e cada jeito de pendurá-la tem um significado: com a abertura para baixo, significa que os espíritos ruins não conseguirão entrar; com a abertura para cima simboliza um poço cheio de sorte e felicidade; com a abertura para o lado direito, formando um C, significa que a sua casa tem a proteção de Cristo.

8) Schornsteinfeger

Schornsteinfeger são os limpadores de chaminés. Eles trazem sorte, porque as chaminés eram sempre um lugar sujo, escuro, onde acreditava-se que os maus espíritos se escondiam.

Além de limparem esse lugar, eles garantiam que a chaminé funcionasse bem, evitando queimar as casas, machucar pessoas, ou seja, também protegiam os lares.

Os limpadores de chaminés também usavam o primeiro dia do ano para passar de casa em casa cobrando pelos serviços do ano anterior. Por serem a primeira pessoa a ser vista por muitas pessoas, muitos gostavam de acreditar que ele traria sorte. Bem conveniente, né? Mas você acha que no Brasil alguém que traz um boleto logo no dia 1° seria considerado alguém que traz sorte? Eu acho que não…

9) Vierblättiger Kleeblatt

O clássico símbolo de sorte: o trevo de quatro folhas. O motivo também já é bem conhecido: existe somente um trevo com quatro folhas entre mil trevos. Por ser tão raro, quando alguém encontra um trevo com quatro folhas é sorte.

10) Glückschwein

Os porcos são há séculos símbolo de força e prosperidade em várias culturas. Na Idade Média, quem perdia uma competição popular ganhava um porco como prêmio de consolação. No fim, isso era excelente, porque os porcos eram fortes, baratos de se manter e podiam procriar bastante, o que garantia comida para a família. Por isso, desde essa época, o porco é considerado símbolo de sorte na Alemanha.

11) Marienkäfer

As joaninhas são sinal de um jardim saudável, porque se alimentam de pulgões, aranhas e percevejos, ou seja, manter joaninhas no jardim é um excelente sinal.

12) Fliegenpilz

O famoso cogumelo vermelho com bolinhas brancas, apesar de super venenosos, são símbolos de sorte.

As crianças são ensinadas desde pequenas a nem tocarem neles, mais ainda assim acredita-se serem símbolo de felicidade, muito provavelmente devido aos seus efeitos alucinógenos, sendo um deles a euforia.

Usem e abusem dos símbolos da sorte nessa virada do ano, para que o ano de 2021 comece com muitas boas energias. Que tenhamos muitos momentos maravilhosos, muita saúde e que o ano seja excelente para todos nós!

Tchau! A gente se vê no ano que vem!
Carol.

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide
– ENSAIOS FOTOGRÁFICOS em Munique com Luciano Chaves

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

Deixe uma resposta