Quarto ano na Alemanha: o mais caótico!

Nosso quarto ano na Alemanha começou em meio à quarentena. Que período caótico! Apesar do caos, consegui cumprir alguns dos meus objetivos mais importantes no ano, o que foi uma grande vitória!

Se você quer ler os textos sobre os anos anteriores na Alemanha, clique: primeiro ano, segundo ano e terceiro ano.

Comecei o mês de maio cumprindo o primeiro dos três meses de aviso prévio na empresa que trabalhava há dois anos, para seguir os próximos passos da minha carreira na Alemanha. Resolvi me demitir ainda sem outro emprego, já que o ritmo de trabalho estava muito doido. Tinha um trabalho período integral, o blog e a empresa de turismo receptivo que fundei em agosto de 2019 com uma amiga. No meio disso tudo, veio a pandemia e o lockdown, que me fizeram refletir e decidir que eu não precisava esperar mais para tomar essa decisão (o que parece até meio controverso, mas foi assim mesmo).

Esses meses durante o primeiro lockdown foram mais suaves para mim, justamente por essas mudanças que eu estava passando. A situação trágica me ajudou a ver meus objetivos com mais clareza e botá-los em prática com mais calma.

Tá ruim, mas tá bom. Tá bom, mas tá ruim.

Com a chegada dos dias mais quentes da primavera, já conseguíamos sentir os efeitos do lockdown rigoroso que tivemos: pudemos começar a encontrar com alguns amigos e ter um pouco de lazer fora de casa.

Na metade do ano, ainda cumprindo o aviso prévio e fazendo entrevistas, resolvi fechar outro ciclo e sair da empresa de turismo receptivo. A meta era seguir sozinha com planos de unir o blog sobre vida na Alemanha com projetos aliados ao turismo (o que ainda não consegui colocar em prática, devido à pandemia).

O verão foi maravilhoso, conseguimos curtir muito bem aqui e também em outros lugares da Europa: com as fronteiras novamente abertas para o turismo, fomos conhecer a Croácia! Mais uma viagem incrível ao lado dos amigos que fizemos aqui, fortalecendo ainda mais o nosso vínculo – e dessa vez confirmando que nossa viagem de verão é uma tradição anual.

Nossa viagem para a Croácia! <3

Ao voltar da viagem, comecei no meu novo emprego. Dessa vez contratada real oficial do financeiro e por meio período, de modo que eu consigo ter tempo para me dedicar também aos meus projetos solo. O novo trabalho é um desafio, bastante novidade e muitos aprendizados.

Logo depois, no início do outono, o COVID19 voltou com força total na Alemanha, fazendo com que o resto do meu quarto ano aqui fosse bem difícil, apesar de todas as conquistas. Passamos as festas de final do ano com muitas incertezas e em lockdown, situações que permanecem até hoje, em maio de 2021.

É preciso se lembrar todos os dias sobre a importância do distanciamento social, porque não é fácil ficar tanto tempo longe dos amigos (na maioria do tempo, desde início de novembro de 2020, é permitido encontrar somente uma ou duas pessoas de uma outra casa). Mas é nesse momento difícil que percebo o quanto essas pessoas que recém surgiram na minha vida, já fazem falta e têm o poder de fazer minha vida ser muito melhor.

O meu emprego em uma empresa da área da saúde me coloca no grupo de prioridade 2 para a vacina, o que também fez com que eu fechasse o ano com a primeira dose já tomada. Isso me dá esperança para que toda essa situação acabe logo e possamos confiar em encontrar nossos entes queridos e viajar menos preocupados.

Vacinei! Que esperança que isso dá!

De maio de 2020 a início de maio de 2021 o ano foi caótico, desastroso, trágico… Consegui manter a sanidade com foco nos meus objetivos, mas não consegui criar novos objetivos para o ano seguinte. Na minha cabeça o presente e o futuro estão embaçados, devido ao cansaço pela atual situação. 

Tenho dias de total desmotivação, nos qual estou apática para tudo que acontece ao meu redor, mas também tenho dias em que estou animada e esperançosa, acreditando que esse cenário atual não dura mais tanto tempo e logo estaremos vivendo a nossa vida com menos medo e tensão.

Para o ano que se inicia – o quinto! – eu desejo que eu consiga passar pelo resto da pandemia com saúde mental, cuidando de mim, e que eu possa continuar com foco no trabalho para o qual venho me dedicando desde que cheguei na Alemanha, esse aqui de compartilhar minhas experiências com vocês.

Fiz uma live lá no meu Canal do YouTube contando sobre como foram esses 4 primeiros anos morando na Alemanha e responderam perguntas que me mandaram lá no instagram:

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

Deixe uma resposta