9 maneiras de aprender alemão de graça

Eu sempre comento sobre a importância da preparação para mudar para a Alemanha, seja financeiramente, psicologicamente ou… já aprendendo de antemão a falar o idioma. E é claro que falar é fácil, mas a verdade é que cursos de alemão no Brasil ainda são poucos e caríssimos.

No entanto, se você não quer ou não pode fazer esse investimento nesse momento, existem outras maneiras de aprender alemão totalmente gratuitas, sabia? Elas vão exigir de você um pouco mais de disciplina e foco, mas não custam um centavo!

1) Deutsche Welle

O site de jornalismo Deutsche Welle tem uma página exclusiva para o aprendizado do alemão, oferecendo materiais para estudo do A1 ao C1, como monólogos em alemão para você ouvir ou vídeos com vocabulário e gramática específicos de cada um dos níveis.

Além disso, o portal oferece um curso gratuito do nível A1 ao B1. Como meu curso de alemão demorou um mês e meio para começar depois da mudança, eu comecei a estudar por esse curso lá em 2017. É bem didático e fácil de entender.

2) Canais no YouTube

Outra ferramenta incrível na internet que pode ajudar muito nossa vida em vários setores é o YouTube! Hoje eu quero indicar para vocês 5 canais para você aprender alemão por lá:

1 – Hallo Deutschschule

No canal Hallo Deutschschule, as videoaulas do nível A1 ao B2 estão separadas do restante do conteúdo e bem fáceis de achar e acompanhar. O conteúdo das aulas é também todo em alemão, mas falado bem devagar, com legendas e bem explicadinho.

2 – Lud Fonseca 

Essa professora brasileira de alemão tem um curso de A1 completo no canal dela. A Lud é doutora em língua alemã (!) e tem todo um método criado por ela para estudar alemão. As aulas são dinâmicas e excelentes para quem quer aprender alemão com uma professora falante de português.

3 – Deutsch und Deutschland 

A Ingrid também é brasileira e professora de alemão e tem cerca de 50 vídeos específicos para iniciantes no idioma lá no canal dela. Ela também tem vários outros conteúdos bem interessantes sobre a cultura alemã para vários níveis.

4 – Learn Deutsch with Anja 

No canal da Anja você encontra aulas de alemão para falantes de inglês. Eu também estudava bastante por esse canal no início do meu aprendizado do idioma e gostava muito. Ela tem um curso iniciante com mais de 63 vídeos por lá, além de vários outros conteúdos.

Se você não fala inglês, não recomendo, porque pode ser um pouco confuso demais com dois idiomas novos para você.

5 – Get Germanized 

Gosto dos vídeos do canal Get Germanized falando sobre fatos da cultura, curiosidades e dando dicas de alemão. Recomendo principalmente se você já tem uma base no idioma, já que a maior parte dos vídeos são em inglês. Ainda assim eu sempre aprendo alguma coisa!

3) Duolingo

O famoso app Duolingo para aprender idiomas já era referência, mas melhorou muito nos últimos anos. Agora tem seções focadas na pronúncia e diálogos, por exemplo, que ajudam bastante no desenvolvimento do idioma.

É muito interessante para complementar os estudos, até por ser uma ferramenta mais lúdica, você aprende jogando no app praticamente.

4) Tandem partner

Outra maneira de aprender outro idioma muito usada aqui fora, mas pouco usada no Brasil, é com um parceiro tandem. Funciona da seguinte forma: você se cadastra no site ou no aplicativo, insere os idiomas que você fala fluentemente e escolhe o idioma que quer aprender. Dessa forma, você encontra alguém que fala alemão e que também queira aprender o português, por exemplo.

A cada encontro o idioma é revezado e vocês mesmo podem fazer os seus temas, aprender sobre questões culturais e conhecer alguém que realmente tem algum contato ou mora já no país que você quer morar.

Sugiro dois sites/apps para encontrar o seu parceiro tandem: Tandem.net e o Hello Talk.

5) Podcasts

Excelente opção para melhorar o Hören, ou seja, escutar melhor em alemão, existem inúmeros podcasts de vários formatos e sobre vários assuntos e vou indicar aqui os meus 3 preferidos para praticar os ouvidos:

1 – Langsame gesprochenen Nachrichten (DW)

Também da Deutsche Welle, o Langsame gesprochenen Nachrichten fala as notícias do dia de uma forma bem lenta, para que seja fácil de entender.

2 – Slow German

No Slow German, também falado devagar, são abordados assuntos diversos.

3 – Muss das sein?

Essa é uma recomendação bem pessoal minha: o Muss das sein? é um podcast que fala de assuntos diversos que eu gosto. Ora é sobre feminismo, ora sobre algum tema mais filosófico, sobre cultura, etc. 

A dica geral é tentar encontrar um podcast em alemão de um tema que você gosta. Se você curte viagem, por exemplo, procure um podcast alemão que fala sobre isso.

6) Radio

Ouvir rádios alemãs é uma maneira fácil de consumir conteúdo da Alemanha em alemão a hora que quiser. É só entrar no site Radio.net e escolher a estação. Eu recomendo daqui de Munique a Antenne Bayern e a Charivari e da região de Frankfurt a FFH.

As rádios alemãs dão notícias do dia, falam da situação do trânsito na região e tocam músicas de vários estilos e vários épocas. É um conteúdo bem variado e dificilmente vai ser cansativo.

No site radio.net também é possível procurar estações com estilos musicais específicos, como rock, hip hop, pop, etc.

7) Filmes e séries

Além de procurar ver filmes e séries realmente em alemão (colocar legenda pode ajudar), a dica aqui vai para quem está bem no início do aprendizado mesmo e ainda não tem como entender um filme ou série com áudio e legenda em alemão: reveja filmes e séries que você ama, mas dessa vez com o áudio e a legenda em alemão!

8) Música

Outra maneira bem divertida de aprender o idioma é ouvir músicas. Você pode procurar as letras, aprender a cantar (o que vai te ajudar na pronúncia), vai exercitar os ouvidos e ainda pode tentar traduzir as letras por conta própria para ir treinando o vocabulário.

Alguns artistas que recomendo para quem é iniciante, porque têm músicas com a fala mais clara e mais lenta. No pop, sugiro a Namika, a Lea, o Mark Forster e o Max Giesinger; no rock escute Revolverheld e uma das minhas bandas alemãs preferidas, AnnenMayKanntereit.

9) Contas no Instagram

Brasileiro adora navegar no instagram, né? Então por que não aproveitar esse tempo no aplicativo para aprender um pouco de alemão? Existem professores de alemão produzindo um conteúdo muito bom por lá.

Aqui vão as minhas recomendações: @aludfonseca (sim, a mesma professora brasileira de alemão que recomendei o canal no YouTube lá em cima) e a @rioaufdeutsch e @julia.janelaparaalemanha, duas professoras de alemão alemãs que moram no Rio de Janeiro.

Gostou das dicas? Já testou alguma delas? Tem outras dicas para aprender alemão gratuitamente? Vamos ajudar uns aos outros nos comentários!

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide

Gosta do meu conteúdo? Colabore pelo Patreon! Clique aqui para saber dos benefícios de se tornar um patrono e para conhecer meus serviços.

Deixe uma resposta