O que fazer no Natal na Alemanha?

O Natal na Alemanha é conhecido no mundo inteiro. Os mercados de Natal, as belas decorações, os biscoitos dessa época, a contagem regressiva para a chegada do Natal feita durante a época do advento, entre muitas outras tradições.

No Brasil, dezembro é um mês muito social, quando nos reunimos com grupos diversos de amigos: do trabalho, da escola, da faculdade, da academia, os vizinhos. Comemoramos saindo para comer, para beber e fazendo amigo secreto. E enfim, no Natal, rola aquela agitação toda em uma grande festa de família, com os pais, irmãos, avós, tios, primos, com muita comida e muita conversa.

Na Alemanha, dezembro é o mês de criar expectativa, de criar um clima natalino, de se preparar para o dia de Natal. Mas se preparar para o quê? O dia de Natal por aqui é muito mais intimista, com um círculo pequeno do núcleo familiar. Além disso, em alguns estados como aqui na Baviera, são dois dias e meio de feriado, desde a tarde do dia 24 até o dia 26, onde apenas alguns restaurantes permanecem abertos, mas todo o restante do comércio fecha. 

Claro que também rola bastante socialização em dezembro por aqui, com festa de fim de ano na empresa (o que eu considero muito mais uma formalidade, do que realmente uma “festa”) e vários encontrinhos nos mercadinhos de Natal para beber o famoso vinho quente alemão, o Glühwein.

O que fazer no Natal em Munique como turista?

Se o seu objetivo é participar do clima natalino, do Natal alemão no seu ápice, sugiro visitar a Alemanha nas semanas que antecedem o Natal, durante as quatro semanas do advento, normalmente no último final de semana de Novembro até o dia 23 de Dezembro. É nesse período que os mercados de Natal estarão funcionando, as lojas e espaços públicos estarão decorados e as pessoas, apesar do frio, estarão nas ruas, socializando ou fazendo as compras de fim de ano.

Nos dias de Natal mesmo, entre os dias 24 e 26, você verá uma Munique muito vazia e silenciosa, porque esses são os dias que eles usam realmente para ficar com a família e relaxar.

Para esses dias é importante pesquisar os restaurantes que estarão abertos, checar cardápios especiais e valores e fazer reservas. Se a acomodação possui cozinha, é interessante se programar para fazer as compras no mercado até o meio dia do dia 24.

No seu roteiro, esses dias serão ótimos para conhecer lugares externos, como parques. Mas também é possível visitar museus e memoriais, como o Deutsches Museum ou as Pinacotecas, é só ficar muito atento às datas em que estarão abertos. A maioria deles fecha em um ou dois dos dias de Natal e quase todos permanecem fechados no dia 1 de janeiro, no Ano Novo.

Outro programa lindo para esses é assistir a uma apresentação do ballet Quebra-Nozes (em alemão, Nussknacker), um clássico dessa época do ano. Não deixe de comprar seus ingressos com antecedência.

O que fazer no Natal em Munique como imigrante?

Mesmo morando na cidade é sempre uma possibilidade praticar o staycation e seguir as dicas acima. É uma excelente ideia se você é novo na cidade, ainda não tem muitos amigos e sua família está longe. Com certeza você gostaria de conhecer muitos lugares na cidade e esses dias podem ser uma oportunidade para isso.

Se você já está mais socialmente integrado na Alemanha, sugiro reunir sua família de amigos e juntos fazerem uma ceia, quem sabe bem no estilo brasileiro com amigo secreto, muita comida, bons papos, música e agitação.

A pandemia dá uma dificultada em alguns planos. Por exemplo, aqui em Munique não tivemos, pelo segundo ano consecutivo, os mercadinhos de Natal, os bares e baladas estão fechados. Ainda assim, reuni várias ideias do que você pode fazer por aqui durante esses dias em que o coração aperta de saudade da família, dos amigos e do verão brasileiro.

Ideias do que fazer no Natal em Munique na Alemanha

Seja você imigrante ou turista, aqui vão algumas dicas do que fazer nessa época do ano aqui por Munique:

  • Ceia natalina no melhor estilo brasileiro com seus amigos da Alemanha.
  • Ceia natalina em um restaurante. Para o Natal, os restaurantes normalmente preparam um cardápio especial ou um menu de 3 a 5 pratos com um valor fixo. É muito importante reservar para esses dias. Minha recomendação é procurar aquele lugar que você já frequenta, já gosta e já se sente em casa. Algumas sugestões pessoais são: Paulaner Nockherberg, Schneider Weisse ou Augustiner Keller
  • Visitar uma das Pinacotecas ou passar o dia no imenso Deutsches Musem.
  • Assistir ao Ballet Nussknacker (Quebra-Nozes).
  • Faça uma caminhada pelo seu bairro, por um parque ou aproveite para visitar o centro de Munique mais vazio.
  • Passe o dia visitando algum lugar na região. Como o comércio na Alemanha fica fechado nesses dias, pode ser meio sem graça visitar outras cidades, mas que tal um bate e volta até as montanhas para ver a neve? Recomendo a região de Garmisch-Partenkirchen, com o Eibsee e as montanhas ao lado, ou Füssen, para visitar o Alpsee e quem sabe conseguir ver o Castelo de Neuschwanstein envolto em neve (esse ano de 2021 essa imagem está bem realista, hein?).
  • Viagem de esqui! Se você já sabe, é uma boa oportunidade para passar uns dias nas montanhas praticando esportes de inverno. Se você ainda não sabe, aproveite os feriados para fazer aulas e aprender.
  • Alugue um chalé nas montanhas e passe o Natal rodeado de neve!
  • Fazer uma maratona de filmes. Algumas ideias: Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Duro de Matar, O Poderoso Chefão, Matrix, De Volta para o Futuro, enfim, são inúmeras opções para todos os gostos!
  • Assistir filmes natalinos. Eu mesma não sou a maior fã de filmes natalinos, mas alguns eu consigo recomendar: Esqueceram de Mim, Klaus, Simplesmente Amor e Expresso Polar.
  • Jogos! Passe o dia jogando seu jogo preferido no computador, vídeo game ou seu board game favorito. Outra ideia é comprar um especialmente para estrear no Natal.

Algumas dessas ideias vão fazer parte da programação de Natal desse ano aqui em casa. Já que falta uma semana para nossa viagem ao Brasil e estamos evitando sair de casa ou qualquer contato social, vamos cozinhar, comer uma comida bem deliciosa, quem sabe dar uma caminhada e jogar um jogo que comprei para essa ocasião, um quebra-cabeças no estilo Escape Game. Dessa forma, nos divertimos no quentinho de dentro de casa. 

E vocês, qual a sua programação para o Natal na Alemanha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s