Trabalho meio período na Alemanha

Trabalhar só metade do dia parece um sonho, não? Você já se imagina com a tarde livre, descansando, com mais tempo para você, para sua casa, para sua família ou para outras atividades. 

Mas será que qualquer um consegue um emprego meio período na Alemanha? Tem bastante vaga? E só tem lado positivo?

O que é considerado trabalho meio período na Alemanha?

Qualquer emprego com jornada de trabalho menor do que a jornada normal, de 40 horas semanais, é considerado de meio período. Os mais comuns são de 20, 30 ou 35 horas semanais.

Quem pode trabalhar meio período na Alemanha?

Por lei, todo funcionário tem direito a solicitar uma redução da sua jornada de trabalho. Os únicos requisitos são: estar a pelo menos 6 meses na empresa (o período de experiência é de 6 meses por aqui) e que o seu empregador tenha, no mínimo, 15 colaboradores. É também possível fazer essa solicitação de redução de jornada para um período de tempo, por exemplo, se você começou um curso e quer focar nos estudos.

Como é um direito e está escrito em lei, as empresas só negam se têm razões extremamente convincentes para que o funcionário permaneça em período integral.

Mas atenção: a legislação concede o direito de passar de jornada integral para meio período, mas o contrário não. Ou seja, você somente será autorizado a retornar para sua jornada integral, caso o empregador precise e esteja de acordo com isso.

Para aqueles que ainda não estão empregados, é possível encontrar diretamente uma vaga com carga horário reduzida, mas saibam que a quantidade de vagas pode ser bem menor se comparadas às de jornada integral.

Outra comparação interessante é que, tanto homens quanto mulheres podem trabalhar meio período, porém é muito mais aceito socialmente que elas façam a jornada reduzida. Uma pesquisa do site Statista, com homens e mulheres entre 15 e 65 anos com filhos menores de 18 anos, mostra que apenas 6,9% dos homens trabalham meio período. Esse número é de 66,2% com relação às mulheres.

Por que meio período?

Tenha claro o porquê de você querer trabalhar meio período, provavelmente isso será perguntado nas suas entrevistas. O seu objetivo possivelmente estará ligado ao que você considera vantajoso por fazer uma jornada reduzida, como: ter mais tempo para a família, cuidar dos filhos, estudar, ter tempo para uma outra atividade profissional (lembrando que o empregador precisa estar ciente dessa outra ocupação e você não pode exercer atividades concorrentes).

Apesar disso, quem trabalha menos também tem menos chances de promoção e, normalmente, pega os piores turnos quando o emprego é com horários flexíveis. Por isso, considere todos os aspectos do trabalho e da sua carreira ao considerar uma vaga em meio período.

Como encontrar um emprego em meio período na Alemanha?

Como citei, a quantidade de vagas para meio período e para período integral não é igual. A oferta do primeiro é bem menor. Exemplificando com a minha situação: trabalho no financeiro, como Buchhalterin, uma das melhores áreas para jornada reduzida. Ainda assim, eu via cerca de 30 a 40% do total de vagas para meio período. E claro que nem todas cumpriam os meus requisitos ou vice-versa.

Algumas áreas oferecem mais vagas de jornada meio período e, além disso, pagam salários que valem a pena trabalhar menos. Segundo o site WiWo+, essas são as áreas que mais compensam: 

  • Abastecimento de água e energia 
  • Administração pública
  • Artes, entretenimento e recreação (recreador, por exemplo)
  • Autor/criador de conteúdo
  • Comércio
  • Comunicação
  • Construção
  • Educação
  • Eliminação de resíduos
  • Fahrradkurierin (correio de bike, entregador)
  • Hospitalidade (Restaurantes, Hotelaria)
  • Imobiliário e habitação
  • Manufatura
  • Mineração
  • Saúde e serviços sociais
  • Setor de finanças, como Buchhalter
  • Transporte, estoque e armazenamento

Minha dica para você que está interessado em trabalhar meio período na Alemanha é entrar em sites de procura de emprego aqui, como o StepStone, Jobs.MeineStadt, Indeed, entre outros, ou nas próprias redes sociais LinkedIn e Xing, e procurar vagas do seu interesse. É possível filtrar por Vollzeit (período integral) ou Teilzeit (meio período), mas também acho interessante você perceber a diferença entre a quantidade e qualidade de ofertas de um e de outro. 

Além disso, use essa pesquisa para verificar os requisitos dessas vagas e se preparar para o processo seletivo e para o trabalho.

Se você quiser conferir o vídeo que fiz sobre o tema lá para o canal no YouTube, clique abaixo.

Contrate pelos links:
– SEGURO VIAGEM pela Seguros Promo (recomendo o seguro da AssistCard!)
– HOTÉIS pelo Booking.com
– PASSEIOS em Munique pelo GetYourGuide

Gosta do meu conteúdo? Vire membro!

Deixe uma resposta